
Luis Roberto cometeu gafe durante a transmissão do jogo entre Palmeiras e Porto, que terminou empatado por 0 a 0, neste domingo (15/6), pela primeira rodada do Grupo A da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Os telespectadores perceberam o equívoco do narrador da Globo e reagiram nas redes sociais.
Tudo começou a partir de uma informação do repórter Edgar Alencar, que faz a cobertura “in loco” no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey, nos Estados Unidos. O jornalista trouxe curiosidades a respeito da carreira de Gabri Veiga, meia central de 23 anos do Porto que foi revelado pelo Celta de Vigo, da Espanha.
“O Gabri Veiga, quando surgiu aos 20 anos no Celta de Vigo, foi chamado de ‘novo Kaká’. Foi disputado por Chelsea, PSG, Manchester City e Barcelona, mas escolheu ir para o futebol da Arábia Saudita. Segundo a imprensa espanhola, por um salário muito alto, na casa dos 7 milhões. Agora está de volta à Europa, acertou contrato com o Porto”, disse Alencar.
Ao comentar a trajetória de Gabri Veiga, Luis Roberto pronunciou o nome do clube que o havia adquirido de forma correta, porém confundiu com outra equipe da Arábia Saudita. Ele disse “Al-Ahli”, mas se referindo ao Al-Hilal, que está no Mundial de Clubes no Grupo H, ao lado de Real Madrid, Pachuca (México) e RB Salzburg (Áustria).
“Ele foi jogar no Al-Ahli, que está jogando a Copa do Mundo de Clubes. E contratou o Simone Inzaghi como técnico, por uma bagatela de 27 milhões de reais por mês. Por mês, não é por ano! Só perde para o Simeone, do Atlético de Madrid, que reebe 30 e alguma coisinha. A indústria do futebol é milionária. São impressionantes os números que envolvem a indústria do futebol”.
Luis Roberto
Gabri Veiga não jogou no Al-Hilal, clube do técnico italiano Simone Inzaghi, e sim no Al-Ahli Jeddah, que não está no Mundial. A equipe saudita tem em no elenco o brasileiro Roberto Firmino, ex-Liverpool, e o franco-argelino Riyad Mahrez, que defendeu o Leicester City e o Manchester City. Em 2024/25, terminou a liga do país na quinta posição, com 67 pontos em 34 rodadas.
Em agosto de 2023, o Al-Ahli Jeddah pagou 30 milhões de euros ao Celta de Vigo por Gabri, que havia marcado 11 gols em 36 partidas no Campeonato Espanhol 2022/23. Pelo time da Arábia Saudita, o meio-campista fez 12 gols e deu 10 assistências em 66 jogos oficiais. Em 2024/25, o Porto pagou 15 milhões de euros pelo atleta, que abriu mão de 90% do salário na Arábia Saudita.
Confira abaixo alguns comentários:
Próximos jogos de Palmeiras e Porto no Mundial
O Palmeiras volta a campo pelo Mundial de Clubes contra o Al Ahly, na quinta-feira (19/6), às 13h (de Brasília), novamente no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
Já o Porto terá pela frente o Inter Miami, do argentino Lionel Messi. O jogo contra os americanos também será na quinta-feira (19/6), às 16h, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta.
Classificação do Grupo A
Os quatro clubes do Grupo A do Mundial de Clubes estão empatados com um ponto, já que as duas partidas terminaram com placar de 0 a 0. Assim, o critério de número inferior de cartões amarelos definiu a classificação da 1ª rodada.
Os dois mais bem colocados da chave avançam às oitavas de final e pegam adversários oriundos do Grupo B, que tem Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid, Botafogo e Seattle Sounders.
- Al Ahly – 1 ponto (1 cartão amarelo)
- Porto – 1 ponto (2 cartões amarelos)
- Palmeiras – 1 ponto (3 cartões amarelos)
- Inter Miami – 1 ponto (4 cartões amarelos)