Boca Juniors e Benfica empataram por 2 a 2, nesta segunda-feira (16/6), pelo complemento da primeira rodada do Grupo C da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. As equipes se enfrentaram no Hard Rock Stadium, em Miami, na Flórida (EUA).
O time argentino lamentou bastante o resultado, já que chegou a fazer 2 a 0 sobre os portugueses, com gol de Merentiel, ex-atacante do Palmeiras, e Rodrigo Battaglia, volante que defendeu o Atlético em 2023 e 2024.
Mas o Benfica buscou a igualdade graças à participação decisiva de outro ex-alvinegro. O zagueiro Otamendi, que defendeu o Atlético em 2014, sofreu o pênalti convertido por Di María no primeiro tempo e marcou um gol de cabeça na etapa final.
Na parte disciplinar, o Boca teve o volante Ander Herrera e o zagueiro Nicolás Figal expulsos. No Benfica, Andrea Belotti tomou cartão vermelho. É justamente esse critério que deixa o clube português em segundo lugar na chave.
A primeira posição é do Bayern de Munique, da Alemanha, que venceu o Auckland City, clube semiprofissional da Nova Zelândia, por 10 a 0. Os alemães são favoritos a atingir 100% de aproveitamento no Grupo C.
Boca x Benfica – principais lances
O Boca Juniors inaugurou o marcador em Miami aos 20 minutos do primeiro tempo. Pela esquerda de ataque, Lautaro Blanco dirblou Florentino Luís, passando a bola por entre suas pernas, e cruzou para Merentiel. Na pequena área, o ex-palmeirense deu um sutil toque para estufar as redes de Trubin.
Aos 26 minutos, o time sul-americano ampliou. Em cobrança de escanteio pelo lado esquerdo do ataque, a bola foi alçada para a área e Ayrton Costa ajeitou, de cabeça, para Rodrigo Battaglia, ex-volante do Atlético, que completou com outro cabeceio para o gol.
Aos 47, ainda na primeira etapa, o Benfica dimiuiu de pênalti, com Di María, que deslocou Marchesín. A infração foi assinalada após uma falta de Blanco em Otamendí. Por reclamação, Ander Herrera, que havia sido substituído por lesão, foi expulso por reclamação no banco de reservas.
Na etapa final, aos 27 minutos, o time português ficou com um a menos. Isso porque Belloti acertou a cabeça de Ayrton Costa em uma disputa pela bola no ataque e recebeu o cartão vermelho após consulta do árbitro ao VAR.
Aos 38, mesmo com um a menos, o Benfica empatou. Em escanteio pela direita, Kokçu cruzou para a área, e Otamendí desvincilhou-se da marcação de Ayrton Costa para cabecear firme, vencendo Marchesín.
Pouco depois, aos 43, Figal, do Boca Juniors, fez falta dura e recebeu o cartão vermelho diretamente.
Próximos jogos do Grupo C
Pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial, o Boca enfrenta o Bayern de Munique. Já o Benfica pegará o Auckland City.
- Benfica x Auckland City: sexta-feira, 20/6, às 13h, no Inter&Co Stadium (Orlando, Flórida)
- Bayern de Munique x Boca Juniors: sexta-feira, 20/6, às 22h, no Hard Rock Stadium (Miami, Flórida)