O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Samir Xaud, colocou o Brasil na corrida para sediar a Copa do Mundo de Clubes em 2029. A revelação foi feita pelo dirigente da entidade em entrevista ao jornal O Globo. Ele contou que levou a ideia até o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
“Tudo começou com uma conversa de apresentação. Falei dos meus objetivos à frente da CBF e disse que queremos estar mais próximos da Fifa. Elogiei o evento e o nível dos clubes brasileiros e, por fim, coloquei o país à disposição para receber a próxima Copa do Mundo. Ele ficou muito feliz, disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que dê certo. Vai ser um golaço”.
Samir Xaud
Samir e Infantino se reuniram na Cúpula Executiva de Futebol da Fifa, em Miami, nos Estados Unidos. Embora não se trate de oficialização de candidatura, a CBF já considera ter manifestado formalmente o desejo. E a Fifa viu bom bons olhos, uma vez que o público brasileiro está bastante empolgado com o torneio, principalmente pelo bom desempenho dos times do país.
Marrocos e Austrália também avisaram sobre a intenção de abrigar o Mundial de Clubes em 2029. Há ainda a possibilidade de os Estados Unidos continuarem como país-sede. A Fifa não explicou de que forma será feita a escolha.
Os brasileiros no Mundial de Clubes da Fifa
Os clubes brasileiros estão jogando de igual para igual contra os europeus na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. As performances de Palmeiras, Botafogo, Palmeiras e Fluminense foram elogiadas por comentaristas esportivos e animaram os torcedores.
Na estreia pelo Grupo A, o Palmeiras dominou as ações contra o Porto, de Portugal, e só não venceu graças à grande atuação do goleiro Cláudio Ramos, que segurou o 0 a 0. Na segunda rodada, o Verdão bateu o Al Ahly, do Egito, por 2 a 0.
Na chave B, o Botafogo tem 100% de aproveitamento, já que superou Seattle Sounders, dos Estados Unidos, por 2 a 1, e o campeão da Uefa Champions League, o francês Paris Saint-Germain, por 1 a 0.
O Flamengo também ganhou os dois duelos no Grupo D: Espérance, da Tunísia, por 2 a 0, e Chelsea, da Inglaterra, por 3 a 1.
Por fim, o Fluminense recebeu avaliações positivas pelo volume de jogo no empate por 0 a 0 com o Borussia Dortmund. O goleiro suíço Gregor Kobel salvou o time alemão de sair derrotado pelo Tricolor Carioca.
Formato da Copa do Mundo de Clubes de 2029
A Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2029 terá, provavelmente, o mesmo formato da edição de 2025. São 32 clubes divididos em oito grupos de quatro – fórmula aplicada nas Copas do Mundo de Seleções de 1998 a 2022. Os dois primeiros de cada chave avançam às oitavas de final, enfrentando-se em duelo único no mata-mata até que se conheça o campeão.
Até o momento, os clubes garantidos no Mundial de 2029 são Al-Ahli (Arábia Saudita), campeão da Liga dos Campeões da Ásia; Pyramids (Egito), campeão da Liga dos Campeões da África; Cruz Azul (México), campeão da Concachampions; e Paris Saint-Germain (França); campeão da Liga dos Campeões da Europa.
Com relação à América do Sul, os representantes serão os campeões das Copas Libertadores de 2025, 2026, 2027 e 2028, bem como dois times mais bem posicionados via ranking da Conmebol. Se o Brasil sediar o Mundial, terá direito a uma vaga extra, possivelmente destinada ao campeão da Série A em 2028.