MUNDIAL DE CLUBES

Centroavante da Palestina deu ‘força’ em classificação do Palmeiras no Mundial

Abou Ali marcou três gols para o Al Ahly na partida contra o Porto pelo Grupo A da Copa do Mundo de Clubes da Fifa

Um centroavante da Seleção da Palestina deu “força” ao Palmeiras na classificação às oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Trata-se de Wessam Abou Ali, camisa 9 do Al Ahly, do Egito. Ele marcou três gols no empate por 4 a 4 com o Porto, nessa segunda-feira (23/6), no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey (EUA).

O Al Ahly esteve à frente do placar por quatro vezes contra o Porto. Abou Ali marcou o primeiro gol aos 14 minutos de jogo, em chute cruzado de pé esquerdo. O segundo foi de pênalti, aos 46. O terceiro veio em cabeceio no ângulo direito, aos cinco minutos da etapa final. Com o hat-trick, o jogador de 26 anos chegou a 23 gols em 44 partidas na temporada 2024/25.

Quando saíram os três gols de Abou Ali, o Palmeiras lidava com dificuldades diante do Inter Miami. Os norte-americanos abriram 2 a 0 – um gol de Allende e outro de Luis Suárez – e estiveram próximos da classificação na liderança do Grupo A do Mundial. Entretanto, o Verdão reagiu no fim e buscou o empate por 2 a 2 – gols de Paulinho e Maurício.

Se tivesse perdido para o Inter Miami, o Palmeiras dependeria do resultado de Porto x Al Ahly para saber se passaria ou não de fase na Copa do Mundo de Clubes. Nessa hipótese, o clube egípcio precisaria ganhar ou empatar contra os portugueses. Ou seja, os gols de Abou Ali trouxeram uma espécie de segurança aos brasileiros no momento delicado no Hard Rock Stadium.

Os palmeirenses também têm boas lembranças de Abou Ali no embate da segunda rodada. É que o camisa 9 fez um gol contra, aos três minutos do segundo tempo, ao tentar afastar de cabeça a bola cruzada por Aníbal Moreno em cobrança de falta. O infortúnio do atacante do Al Ahly foi determinante para a vitória do Verdão (2 a 0), que até então lidava com muitas dificuldades no jogo.

Abou Ali fez três gols para o Al Ahly contra o Porto - (foto: FRANCK FIFE / AFP)
Abou Ali fez três gols para o Al Ahly contra o Porto(foto: FRANCK FIFE / AFP)

Quem é Abou Ali?

Nascido em Aalborg, na Dinamarca, em 4 de janeiro de 1999, Abou Ali herdou a nacionalidade palestina do pai, que foi criado no Líbano e se mudou para a Europa na década de 1980. Profissional desde 2017, o atacante passou por dois momentos delicados no futebol.

Em setembro de 2021, Ali desmaiou dentro de campo em partida pelo Vendsyssel, da segunda divisão dinamarquesa, devido a uma súbita elevação da frequência cardíaca. Ele foi levado ao hospital já consciente e se recuperou bem.

Quando voltou, em fevereiro de 2022, Abou se machucou gravemente em amistoso do Vendsyssel contra o Dinamo Moscou. Em dividida com o goleiro do time russo, fraturou duas costelas e perfurou o pulmão, sendo obrigado a passar por cirurgia.

Novamente 100% em 2023, Abou Ali marcou 14 gols em 32 jogos pelo Vendsyssel na segunda divisão da Dinamarca. No mesmo ano, transferiu-se para o Sirius, da primeira divisão da Suécia. Por esse clube, balançou a rede 10 vezes em 16 partidas.

Em janeiro de 2024, o Al Ahly comprou os direitos de Wessam Abou Ali por US$ 2 milhões (R$ 11 milhões). Mesmo chegando ao time na metade da temporada, alcançou a artilharia, com 18 gols em 19 partidas, e se sagrou camepão egípcio.

Seleção da Palestina

Abou Ali fez quatro gols pela Palestina nas Eliminatórias da Copa de 2026 - (foto: MOHD RASFAN / AFP)
Abou Ali fez quatro gols pela Palestina nas Eliminatórias da Copa de 2026(foto: MOHD RASFAN / AFP)

A grande performance pelo Al Ahly fez com que Abou Ali fosse convocado para representar a Seleção da Palestina nas Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2026. Ao aceitar o convite, o atleta realizou um sonho do pai.

Wessam disputou nove jogos no torneio e marcou quatro gols: derrota por 3 a 1 para a Jordânia, empate por 2 a 2 com o Kuwait e vitórias sobre Iraque, por 2 a 1, e Kuwait, por 2 a 0.

Na última rodada, a Palestina vencia Omã por 1 a 0, resultado que lhe garantia na quarta fase (uma espécie de repescagem). Contudo, o adversário empatou com um gol de pênalti aos 51 minutos do segundo tempo e avançou, encerrando o sonho palestino de se qualificar para a Copa nos Estados Unidos, Canadá e México.

Números de Wessam Abou Ali

  • Al Ahly (Egito): 60 jogos e 38 gols
  • Sirius (Suécia): 17 jogos e 11 gols
  • Vendsyssel (Dinamarca): 66 jogos e 29 gols
  • Aalborg BK (Dinamarca): 31 jogos e 4 gols
  • Seleção da Palestina: 10 jogos e 4 gols

Total: 184 jogos e 86 gols (dados do Transfermarkt)

Títulos pelo Al Ahly: Liga dos Campeões da África (2023/24), Campeonato Egípcio (2023/24 e 2024/25) e Supertaça Egípcia (2024/25).

Compartilhe