A comparação entre o futebol sul-americano e o europeu se tornou uma pauta constante nos últimos dias, muito por conta dos duelos que marcaram a Copa do Mundo de Clubes 2025. Em entrevista à Conmebol, Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, opinou sobre o assunto.
“A diferença entre o futebol sul-americano e o europeu é uma genética com mais qualidade. Sim, a qualidade do futebol é diferente. O futebol europeu também tem qualidade, obviamente, porque muitos jogadores sul-americanos hoje jogam na Europa, onde há intensidade de jogo”, comentou Ancelotti.
O italiano, então, destacou a principal diferença entre os estilos de jogo.
“Comparando, acredito que aqui tem mais qualidade e o futebol europeu, mais intensidade”, concluiu.
Brasil x Europa no Mundial
Em especial, a atuação dos clubes brasileiros contra clubes europeus impressionou e tornou-se notícia na maioria dos jornais pelo mundo.
Os empates do Palmeiras com o Porto e do Fluminense com o Borussia Dortmund marcaram o início da disputa e já acirraram debates.
Porém, as vitórias de Botafogo e Flamengo sobre Paris Saint-Germain e Chelsea, respectivamente, aumentaram as discussões, já que o futebol europeu é considerado muito mais qualificado que o sul-americano.
Já nas oitavas de final, mais confrontos como esses voltarão a acontecer. O Rubro-Negro, que se classificou em primeiro lugar do Grupo D com duas vitórias e um empate, enfrenta o Bayern de Munique, segundo do C.
Enquanto o Fluminense, segundo colocado do F com uma vitória e dois empates, terá pela frente a Inter de Milão, primeira do Grupo E.