
O topo da artilharia do Mundial de Clubes tem um “intruso”. Em meio ao astro Ángel Di Maria, multicampeão na Europa e campeão mundial pela Argentina em 2022, e três joias de gigantes europeus, está o atacante palestino Wessam Abou Ali, de 26 anos.
Destaque do Al-Ahly, do Egito, que estava no grupo do Palmeiras e já foi eliminado da Copa do Mundo, Abou tem três gols na competição, bem como Di Maria, do Benfica; Kenan Yildiz, jovem promessa turca da Juventus; e a dupla Musiala e Olise, joias do Bayern de Munique que jogam, respectivamente, pelas Seleções de Alemanha e França.
Curiosamente, todos os tentos de Wessam no Mundial de Clubes foram marcados em uma única partida. Ele foi o primeiro – e até agora, único – jogador a anotar um hat-trick na competição, contra o Porto, na segunda-feira (23/6), em partida que terminou empatada por 4 a 4, pela terceira rodada do Grupo A, no MetLife Stadium, em Nova Jérsei, nas proximidades de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Quem é Abou Ali?
Nascido em Aalborg, na Dinamarca, em 4 de janeiro de 1999, Abou Ali herdou a nacionalidade palestina do pai, que foi criado no Líbano e se mudou para a Europa na década de 1980. Profissional desde 2017, o atacante passou por dois momentos delicados no futebol.
Em setembro de 2021, Ali desmaiou dentro de campo em partida pelo Vendsyssel, da segunda divisão dinamarquesa, devido a uma súbita elevação da frequência cardíaca. Ele foi levado ao hospital já consciente e se recuperou bem.
Quando voltou, em fevereiro de 2022, Abou se machucou gravemente em amistoso do Vendsyssel contra o Dínamo Moscou. Em dividida com o goleiro do time russo, fraturou duas costelas e perfurou o pulmão, sendo obrigado a passar por cirurgia.
Novamente 100% em 2023, Abou Ali marcou 14 gols em 32 jogos pelo Vendsyssel na segunda divisão da Dinamarca. No mesmo ano, transferiu-se para o Sirius, da primeira divisão da Suécia. Por esse clube, balançou a rede 10 vezes em 16 partidas.
Em janeiro de 2024, o Al Ahly comprou os direitos de Wessam Abou Ali por US$ 2 milhões (R$ 11 milhões). Mesmo chegando ao time na metade da temporada, alcançou a artilharia, com 18 gols em 19 partidas, e se sagrou campeão egípcio.
Seleção da Palestina
A grande performance pelo Al Ahly fez com que Abou Ali fosse convocado para representar a Seleção da Palestina nas Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2026. Ao aceitar o convite, o atleta realizou um sonho do pai.
Wessam disputou nove jogos no torneio e marcou quatro gols: derrota por 3 a 1 para a Jordânia, empate por 2 a 2 com o Kuwait e vitórias sobre Iraque, por 2 a 1, e Kuwait, por 2 a 0.
Na última rodada, a Palestina vencia Omã por 1 a 0, resultado que lhe garantia na quarta fase (uma espécie de repescagem). Contudo, o adversário empatou com um gol de pênalti aos 51 minutos do segundo tempo e avançou, encerrando o sonho palestino de se qualificar para a Copa nos Estados Unidos, Canadá e México.
Números de Wessam Abou Ali
- Al Ahly (Egito): 60 jogos e 38 gols
- Sirius (Suécia): 17 jogos e 11 gols
- Vendsyssel (Dinamarca): 66 jogos e 29 gols
- Aalborg BK (Dinamarca): 31 jogos e 4 gols
- Seleção da Palestina: 10 jogos e 4 gols
Total: 184 jogos e 86 gols (dados do Transfermarkt)
Títulos pelo Al Ahly: Liga dos Campeões da África (2023/24), Campeonato Egípcio (2023/24 e 2024/25) e Supertaça Egípcia (2024/25).
Artilharia do Mundial de Clubes
3 gols:
- Abdou Ali (Al-Ahly)
- Di María (Benfica)
- Musiala (Bayern)
- Olise (Bayern)
- Yildiz (Juventus)
2 gols:
- Barreiro (Benfica)
- Barrios (Atlético de Madrid)
- Berterame (Monterrey)
- Coman (Bayern)
- Doku (Mancheter City)
- Foden: (Manchester City)
- Francisco Conceição (Juventus)
- Gonzalo García (Real Madrid)
- Gündogan (Manchester City)
- Igor Jesus (Botafogo)
- Kolo Muani (Juventus)
- Haaland (Manchester City)
- Lautaro Martínez (Inter de Milão)
- Pedro Neto (Chelsea)
- Rayners (Mamelodi Sundows)
- Samu Aghehowa (Porto)
- Thomas Müller (Bayern)
- Valverde (Real Madrid)
- Vlahovic (Juventus)
- Wallace Yan (Flamengo)