
Diretor de seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rodrigo Caetano afirmou que o técnico Carlo Ancelotti não ficou surpreso com o desempenho dos times do país na Copa do Mundo de Clubes. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras representaram o Brasil no torneio.
Muitos torcedores e parte da imprensa apontavam que as equipes não competiriam em igualdade com times europeus. Porém, os brasileiros conseguiram alguns bons resultados nesses duelos e avançaram às oitavas de final do Mundial.
Rodrigo Caetano afirmou que Ancelotti sempre acompanhou o futebol brasileiro e já acreditava que os representantes do país no torneio poderiam desempenhar bem contra times da Europa.
“O Ancelotti veio para cá porque ele acredita no futebol brasileiro. Não somente nos jogadores, ele sempre acompanhou as equipes e segue acompanhando. E para ele, palavras dele, não é nenhuma surpresa desse enfrentamento. ‘Já era previsto'”, afirmou Caetano, em entrevista ao Charla Podcast.
Brasileiros no Mundial de Clubes
Botafogo
No Grupo B, o Botafogo venceu o PSG, atual campeão da Champions League, no Mundial de Clubes. O Alvinegro Carioca terminou em segundo da chave, com seis pontos. Nas oitavas de final, perdeu para o Palmeiras por 1 a 0, no último sábado (28/6), e se despediu do torneio.
Flamengo
O Flamengo foi o líder do Grupo D. Na primeira fase, o superou o Chelsea, atual campeão da Conference League, por 3 a 1. Nas oitavas de final, o time carioca perdeu para o Bayern de Munique, por 4 a 2, nesse domingo (29/6).
Fluminense
O Fluminense ficou na segunda posição do Grupo F, com cinco pontos, e terminou a primeira etapa do Mundial invicto. No jogo de estreia, o time empatou por 0 a 0 com o Borussia Dortmund, da Alemanha.
Nessa segunda-feira (30/6), o Flu encarou a Inter de Milão, da Itália, e venceu por 2 a 0. Com o resultado, classificou-se para as quartas de final, tendo o Al-Hilal, da Arábia Saudita, como adversário na sexta-feira (4/7).
Palmeiras
Primeiro colocado do Grupo A, o Palmeiras ainda não foi derrotado no torneio intercontinental. Um dos duelos pela chave A, contra o Porto, de Portugal, ficou empatado por 0 a 0.
Nas oitavas de final do Mundial, o Verdão bateu o Botafogo por 1 a 0. Com isso, pegará o Chelsea nas quartas de final, na sexta-feira (4/7).