
O Mundial de Clubes já contou com 56 partidas, e jogadores de 39 diferentes nacionalidades marcaram gols no torneio até as oitavas de final. No fim da matéria, veja a artilharia completa por países que é liderada pelo Brasil.
O domínio brasileiro foi decretado após o brilho de Malcom e Marcos Leonardo na segunda-feira (30/6). Os atacantes marcaram um e dois gols, respectivamente, e fizeram com que o Brasil disparasse no ranking de nacionalidades.
A dona do segundo lugar é a Argentina, que conta com o grande artilheiro do Mundial de Clubes. Ángel Di María foi eliminado com o Benfica nas oitavas, após derrota para o Chelsea, mas segue como o líder em gols: foram quatro bolas na rede em quatro jogos – curiosamente, em quatro cobranças de pênalti.
Depois de Brasil e Argentina, cinco países europeus dão sequência à lista dos maiores goleadores do Mundial de Clubes: Inglaterra, França, Portugal, Alemanha e Espanha.
Após a série de nações tradicionais, o México chama a atenção com seis gols. A metade desses tentos do país da América do Norte foi marcada por Germán Berterame, atacante argentino naturalizado mexicano do Monterrey que marcou três vezes.
Artilharia do Mundial de Clubes por nacionalidade
- Brasil: 24 gols
- Argentina: 21 gols
- Inglaterra: 13 gols
- França e Portugal: 12 gols
- Alemanha e Espanha: 9 gols
- México: 6 gols
- África do Sul, Noruega e Uruguai: 5 gols
- Turquia: 4 gols
- Bélgica, Coreia do Sul, Guiné, Itália e Palestina: 3 gols
- Colômbia, Japão, Luxemburgo, Marrocos e Sérvia: 2 gols
- Arábia Saudita, Árgélia, Áustria, Eslovênia, Estados Unidos, Gabão, Geórgia, Grécia, Holanda, Israel, Nova Zelândia, Paraguai, Senegal, Suécia, Togo, Tunísia e Venezuela: 1 gol