
O Brasil foi o único país que enviou quatro representantes para o Mundial de Clubes – o limite é de dois convidados por país -, já que Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras conquistaram a Copa Libertadores nos últimos anos. E apenas um time brasileiro deixou a competição sem vencer um clube europeu.
O Fluminense é o melhor brasileiro na competição e está na semifinal, entre os quatro melhores do mundo. E os outros três semifinalistas serão da Europa, continente que reúne os times mais poderosos do futebol: Paris Saint-Germain ou Bayern de Munique, Real Madrid ou Borussia Dortmund, e o Chelsea, que eliminou o Palmeiras, buscam uma vaga na decisão.
Só que essa necessidade de vencer europeus nesses jogos importantes não “preocupa” o Tricolor Carioca, já que a equipe não só eliminou um europeu, mas também segue invicta no Mundial contra equipes do Velho Continente: o Flu soma uma vitória – diante da Inter de Milão, nas oitavas de final – e um empate – contra o Borussia Dortmund, na primeira rodada da fase de grupos.
Já o Botafogo caiu nas oitavas de final devido à derrota para o Palmeiras, mas se orgulha de ter vencido o atual campeão da Champions League. Na segunda rodada da fase de grupos, Igor Jesus marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Paris Saint-Germain – na rodada seguinte, perdeu para o Atlético de Madrid.
Por fim, o Flamengo é a outra equipe brasileira que foi ao Mundial e venceu time europeu. Apesar da traumática eliminação diante do Bayern de Munique, nas oitavas de final, o Rubro-Negro Carioca protagonizou uma grande virada diante do semifinalista Chelsea, em jogo ainda da segunda rodada da fase de grupos.
O time brasileiro que não venceu europeus no Mundial
Desta forma, o único time brasileiro que não venceu uma equipe europeia no Mundial de Clubes foi o Palmeiras. Os comandados de Abel Ferreira empataram com o Porto na primeira rodada da fase de grupos por 0 a 0 e deixaram a etapa inicial da competição com apenas a vitória sobre o Ah-Ahly, que representa o Egito.
Nas oitavas de final, o Verdão bateu o Botafogo e se classificou para enfrentar o Chelsea. Porém, a derrota por 2 a 1 na sexta-feira (5/7) não só eliminou o Palmeiras, como também fez que o Palmeiras volte ao Brasil sem vencer um time europeu.