MUNDIAL DE CLUBES

Mundial de Clubes: futuro campeão só perdeu para time brasileiro

Taça do Mundial de Clubes será levantada no domingo (13/7) por um time europeu que perdeu só uma vez, justamente contra uma equipe brasileira

Compartilhe

O campeão do Mundial de Clubes ainda não foi definido, mas é possível cravar: o futuro vencedor da primeira edição dessa competição, em formato de Copa do Mundo, perdeu uma vez, e esse único revés foi diante de um clube brasileiro.

A grande final do Mundial será disputada entre Paris Saint-Germain e Chelsea no domingo (13/7), às 16h, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. E o clube europeu que erguer a taça será campeão com apenas uma derrota, justamente contra um representante do Brasil.

Essa certeza se deve ao fato de que PSG e Chelsea chegam à decisão com um único revés no Mundial de Clubes. Botafogo e Flamengo deixaram o torneio nas oitavas de final, mas foram responsáveis por vitórias surpreendentes na segunda da rodada da fase de grupos do Mundial.

As façanhas de Botafogo e Flamengo diante de PSG e Chelsea

Em 19 de junho, o Paris Saint-Germain enfrentou o Glorioso no Rose Bowl, em Pasadena, e sofreu a única derrota dos últimos 10 jogos – recorte que inclui a goleada por 5 a 0 na final da Liga dos Campeões diante da Inter de Milão. Nesse revés no Mundial, Igor Jesus marcou o gol da vitória por 1 a 0 ainda no primeiro tempo, e o Botafogo suportou a pressão na etapa final.

Essa bola na rede do atacante brasileiro, que já foi vendido ao Nottingham Forest, da Inglaterra, é, inclusive, o único gol sofrido pelo PSG durante toda a campanha rumo à final do Mundial de Clubes.

No dia seguinte, na Filadélfia, no Lincoln Financial Field, o Flamengo protagonizou a vitória sobre o outro finalista. Em 20 de junho, a equipe rubro-negra até saiu atrás no placar – Pedro Neto marcou para o Chelsea -, mas dominou o jogo, virou e venceu por 3 a 1.

Essa vitória do Flamengo, que foi confirmada com os gols de Bruno Henrique, Danilo e Wallace Yan, foi o único revés no Mundial e uma das duas derrotas do Chelsea nas últimas 15 partidas. A equipe de Enzo Maresca fez bom final de temporada, conquistou a Conference League e somou 13 vitórias nesse recorte.

As campanhas de Paris Saint-Germain e Chelsea no Mundial

O desempenho do PSG no Mundial começou com a liderança do Grupo B, com seis pontos, após vencer Atlético de Madrid por 4 a 0 e Seattle Sounders por 2 a 0. No mata-mata, a equipe francesa eliminou o Inter Miami com vitória por 4 a 0 nas oitavas de final e superou o Bayern de Munique por 2 a 0 nas quartas de final. Na semifinal, atropelou o Real Madrid por 4 a 0.

Já o Chelsea terminou na segunda colocação do Grupo D, mas também com seis pontos, já que bateu Los Angeles FC por 2 a 0 e Espérance por 3 a 0. Nas oitavas de final, o time inglês bateu o Benfica por 4 a 1, enquanto os brasileiros Palmeiras e Fluminense foram batidos nas quartas de final, por 2 a 1, e na semifinal, por 2 a 0, respectivamente.

Compartilhe
Sair da versão mobile