MUNDIAL DE CLUBES

Quando será o próximo Mundial de Clubes em formato de Copa do Mundo?

A primeira edição do Mundial de Clubes em formato de Copa do Mundo de seleções ocorreu entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos

Compartilhe
google-news-logo

A primeira edição do Mundial de Clubes em formato de Copa do Mundo foi disputado entre junho e julho de 2025 nos Estados Unidos. Com o sucesso da competição, a Fifa deve promover novas edições. Mas quando será o próximo?

A tendência é que o Mundial de Clubes volte ao calendário em 2029, daqui a quatro anos, sempre ocorrendo no ano anterior à Copa do Mundo de seleções. No entanto, a entidade máxima do futebol ainda não confirmou qual será a sede da próxima edição do torneio.

Assim como outros países, o Brasil tem o interesse de sediar o próximo Mundial de Clubes. Em 20 de junho, Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), confirmou que manifestou a Gianni Infantino, presidente da Fifa, o desejo de ser palco da competição em 2029.

“Tudo começou com uma conversa de apresentação. Falei dos meus objetivos à frente da CBF e disse que queremos estar mais próximos da Fifa. Elogiei o evento e o nível dos clubes brasileiros e, por fim, coloquei o país à disposição para receber a próxima Copa do Mundo. Ele ficou muito feliz, disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que dê certo. Vai ser um golaço”

Samir Xaud, presidente da CBF

Marrocos e Austrália também avisaram sobre a intenção de abrigar o Mundial de Clubes em 2029. Há ainda a possibilidade de os Estados Unidos continuarem como país-sede. De todo o modo, a Fifa deve se reunir nos próximos meses para decidir como será feita a escolha.

E o Intercontinental?

Enquanto o Mundial de Clubes, em formato de Copa do Mundo, será realizado a cada quatro anos, a Fifa ainda seguirá com a tradicional disputa no fim do ano, que, desde 2024, é chamado de Intercontinental.

No fim de 2025, o torneio será disputado. Campeão da Liga dos Campeões, o Paris Saint-Germain está confirmado. Da América do Sul, o vencedor da Libertadores deste ano estará no Intercontinental.

Compartilhe
google-news-logo