Mesmo com a eliminação para o Borussia Dortmund (5 a 4, no agregado), na Liga dos Campeões, nesta terça-feira (16/4), o Atlético de Madrid garantiu vaga no Mundial de Clubes de 2025. O time comandado por Diego Simeone é o último espanhol a se classificar para a competição. Cada país tem direito a apenas dois representantes.
O Brasil, contudo, terá três equipes: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões da Copa Libertadores em 2021, 2022 e 2023, respectivamente. Caso outro clube brasileiro que não faça parte do trio venha a ser campeão do torneio em 2024, o país poderá ter quatro representantes no Mundial.
O outro time da Espanha que brigava pela vaga era o Barcelona, eliminado da Liga dos Campeões pelo Paris Saint-Germain, também nesta terça-feira, depois de perder por 4 a 1 no jogo de volta das quartas de final.
- Borussia Dortmund vence na Champions League e volta às semifinais depois de 11 anos;
- PSG goleia Barcelona e avança às semifinais da Champions League
Os campeões das últimas três edições da Liga dos Campeões – Manchester City, Real Madrid e Chelsea – também já se classificaram para o Mundial de 2025.
Das equipes que seguem na Liga dos Campeões, apenas o Arsenal não está garantido. A equipe inglesa pode conseguir a vaga caso seja o campeão. Caso contrário, a última vaga europeia ficará com o Salzburg, da Áustria. A final está marcada para 1° de junho (sábado), em Londres.
Os comandados de Mikel Arteta ainda jogam nesta quarta-feira (17/4) contra o Bayern de Munique na Allianz Arena, às 16h. O jogo de ida terminou empatado por 2 a 2.
O Mundial de Clubes, que ganhará novo formato a partir do próximo ano, contará com 32 equipes e será disputado nos Estados Unidos entre junho e julho de 2025.
Veja 22 dos 32 times já classificados para o Mundial de Clubes de 2025:
- Manchester City (ING)
- Atlético de Madrid (ESP)
- Chelsea (ING)
- Real Madrid (ESP)
- Bayern de Munique (ALE)
- Inter de Milão (ITA)
- Juventus (ITA)
- Borussia Dortmund (ALE)
- Porto (POR)
- Benfica (POR)
- PSG (FRA)
- Palmeiras (BRA)
- Flamengo (BRA)
- Fluminense (BRA)
- Al-Hilal (SAU)
- Urawa Red Diamonds (JAP)
- Al Ahly (EGI)
- Wydad Casablanca (MAR)
- Monterrey (MEX)
- Seattle Sounders (EUA)
- León (MEX)
- Auckland City (NZE)