ATLÉTICO

Veja como o Atlético pode se classificar para o Mundial de Clubes de 2025

Competição organizada pela FIFA será semelhante à Copa do Mundo com 32 seleções e será disputada entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos
Foto do autor
Compartilhe

Para estar em uma disputa especial e histórica em 2025, o Atlético deve entrar na próxima temporada com um foco: vencer a Copa Libertadores de 2024, já que essa é a única forma do clube representar Minas Gerais no novo Mundial de Clubes, competição que reunirá 32 clubes nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho de 2025. 

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) tem direito a seis vagas para o novo e inchado torneio entre times de diferentes continentes: os quatro campeões da Libertadores entre 2021 e 2024 estarão no Mundial de 2025 junto de duas equipes que se classificarão pelo ranking. 

Desta forma, Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões das últimas três edições do principal torneio sul-americano, já estão garantidos no torneio nos Estados Unidos, restando assim três vagas para o continente.

Porém, o Atlético está fora da disputa de duas dessas três vagas e só disputará o Mundial de Clubes de 2025 se vencer a próxima edição da Copa Libertadores. O No Ataque te explica a situação abaixo.

A única chance do Atlético estar no Mundial de Clubes de 2025

Mesmo com três vagas disponíveis para clubes da América do Sul, qualquer outro clube brasileiro só estará na disputa do Mundial de Clubes de 2025 se vencer a Libertadores da próxima temporada por causa do sucesso dos seus conterrâneos.

O regulamento da FIFA prevê que nenhum país terá mais de dois representantes no torneio, a não ser que essas equipes vençam a competição continental. Essa exceção já é a situação do Brasil, que terá, no mínimo, três times no Mundial devido às conquistas de Palmeiras, Flamengo e Fluminense.

Por isso, nenhum clube brasileiro garantirá vaga por meio do ranking, já que dois ou mais times do país já estão classificados, e os argentinos Boca Juniors e River Plate são os favoritos para ocuparem as duas vagas pelo ranking, que foi atualizado nessa segunda-feira (18/12).

Portanto, Atlético, Grêmio, Red Bull Bragantino e Botafogo, os únicos clubes brasileiros que disputarão o torneio continental em 2024 e ainda não têm vaga na competição intercontinental, só garantirão vaga no Mundial de Clubes de 2025 se vencerem a Libertadores. 

Além de garantir vaga em uma edição marcante e com muita exposição, já que será a primeira competição mundial entre clubes no formato da Copa do Mundo de 32 seleções, o Atlético tem a Libertadores como uma meta também pelos títulos recentes, já que a conquista sul-americana completou uma década neste ano.

Mundial de Clubes de 2025: times garantidos

Até aqui, 19 dos 32 times estão garantidos no Mundial de Clubes de 2025. Veja a seguir:

  • Conmebol: Palmeiras, Flamengo e Fluminense – restam duas vagas pelo ranking e uma para o campeão da Libertadores de 2024;
  • Uefa: Chelsea, Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Porto e Benfica – restam três vagas pelo ranking e uma para o campeão da Champions League de 2023/24;
  • Concacaf: Monterrey, Seattle Sounders e León – resta uma vaga para o campeão da Copa dos Campeões da Concacaf ;
  • CAF: Al-Ahly e Wydad Casablanca – restam uma vaga para o campeão da Liga dos Campeões da CAF e uma pelo ranking; 
  • AFC: Al-Hilal e Urawa Red Diamonds  – restam uma vaga para o campeão da Liga dos Campeões da AFC e uma pelo ranking;
  • OFC: Auckland City

Além das vagas restantes para cada confederação – Conmebol (3), UEFA (4), Concacaf (1), CAF (2) e AFC (2) -, os Estados Unidos terão um representante na competição por ser o país-sede.

Uma curiosidade é que a Inglaterra é o único país que se encontra em uma situação semelhante à brasileira. Devido aos títulos de Chelsea e Manchester City, nenhum clube inglês ocupará essas três vagas restantes da UEFA para o Mundial de Clubes por causa da limitação de dois times por países. 

Compartilhe