ATLÉTICO

Entenda regra que afasta Atlético do Super Mundial de Clubes

Galo está muito bem colocado no ranking de clubes da Fifa, mas critério classificatório dificulta missão alvinegra em busca de uma vaga
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético aparece na terceira posição entre sul-americanos no ranking da Fifa, que é um dos critérios classificatórios para o Super Mundial de Clubes de 2025. Contudo, uma regra afasta o clube alvinegro de uma vaga na competição.

A organização destinou seis das 32 vagas no Mundial a equipes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Destas, quatro são dos campeões da Copa Libertadores de 2021 (Palmeiras), 2022 (Flamengo), 2023 (Fluminense) e 2024.

As outras duas serão destinadas às equipes melhor colocadas no ranking de clubes da Fifa. É nessa que o Atlético poderia se beneficiar. Poderia…

Já classificados ao Mundial, Palmeiras e Flamengo ocupam a primeira e a segunda colocações, respectivamente, do ranking. Assim, o Galo seria o primeiro da fila na luta por uma das duas vagas.

Porém, há uma regra que tira o Atlético da jogada. O ranking não renderá vaga ao Mundial a clubes de um país com dois ou mais participantes garantidos no torneio.

É o caso do Brasil, que já tem três times assegurados: Palmeiras, Flamengo e Fluminense. Portanto, as duas vagas via ranking serão disputadas por equipes de outros países. Neste momento, estariam classificados Boca Juniors e River Plate, da Argentina.

Atlético ainda briga por vaga

Há, contudo, uma outra possibilidade para o Atlético – ainda que mais difícil. Para ir ao Super Mundial de Clubes 2025, o Galo precisa ganhar a Copa Libertadores de 2024. Essa é a única possibilidade.

Outros quatro times brasileiros estão na mesma situação: Botafogo, Red Bull Bragantino, Grêmio e São Paulo.

Compartilhe