O Atlético aparece na terceira posição entre sul-americanos no ranking da Fifa, que é um dos critérios classificatórios para o Super Mundial de Clubes de 2025. Contudo, uma regra afasta o clube alvinegro de uma vaga na competição.
A organização destinou seis das 32 vagas no Mundial a equipes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Destas, quatro são dos campeões da Copa Libertadores de 2021 (Palmeiras), 2022 (Flamengo), 2023 (Fluminense) e 2024.
As outras duas serão destinadas às equipes melhor colocadas no ranking de clubes da Fifa. É nessa que o Atlético poderia se beneficiar. Poderia…
Já classificados ao Mundial, Palmeiras e Flamengo ocupam a primeira e a segunda colocações, respectivamente, do ranking. Assim, o Galo seria o primeiro da fila na luta por uma das duas vagas.
Porém, há uma regra que tira o Atlético da jogada. O ranking não renderá vaga ao Mundial a clubes de um país com dois ou mais participantes garantidos no torneio.
É o caso do Brasil, que já tem três times assegurados: Palmeiras, Flamengo e Fluminense. Portanto, as duas vagas via ranking serão disputadas por equipes de outros países. Neste momento, estariam classificados Boca Juniors e River Plate, da Argentina.
Atlético ainda briga por vaga
Há, contudo, uma outra possibilidade para o Atlético – ainda que mais difícil. Para ir ao Super Mundial de Clubes 2025, o Galo precisa ganhar a Copa Libertadores de 2024. Essa é a única possibilidade.
Outros quatro times brasileiros estão na mesma situação: Botafogo, Red Bull Bragantino, Grêmio e São Paulo.