INTERCONTINENTAL

Algoz do Botafogo, Pachuca havia vencido só 3 de 20 jogos na temporada

Time do México, Pachuca bateu o Botafogo por 3 a 0 na tarde desta quarta-feira (11/12), na segunda fase da Copa Intercontinental
Foto do autor
Compartilhe

Algoz do Botafogo no Dérbi das Américas, que é a segunda fase da Copa Intercontinental, o Pachuca havia vencido só três de 20 jogos disputados na temporada 2023/24 até o duelo com o time brasileiro. A má fase dos mexicanos fez com que o clube fosse ao torneio no Catar após terminar a primeira parte da liga nacional na antepenúltima colocação.

Na tarde desta quarta-feira (11/12), o Pachuca aproveitou a atuação irreconhecível do Botafogo no Estádio 974, venceu por 3 a 0 com gols de Idrissi, Odessa e Rondón e se classificou para a terceira fase do Intercontinental. 

A próxima etapa do torneio, que é chamada de Challenger Cup pela Fifa, será no sábado (14/12), às 14h, também no Estádio 974. O adversário do Pachuca será o Al Ahly, do Egito, que eliminou o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. A equipe vencedora vai à final do Intercontinental e duela com Real Madrid na quarta-feira (18/12), às 14h, no Lusail. 

É válido destacar que os mexicanos não atuavam desde 9 de novembro, quando o Apertura, primeira parte da liga nacional, chegou ao fim, enquanto o Botafogo disputou – e venceu – decisões na Copa Libertadores e no Campeonato Brasileiro nas duas últimas semanas.  

Só que é notável que essas partidas no Intercontinental, após um mês de “folga”, podem transformar uma temporada frustrante do Pachuca até então. 

Momento ruim do Pachuca na América do Norte

Campeão da Liga dos Campeões da Concacaf em 1º de junho, o Pachuca encerrou 2023/24 em ótima forma: bateu o Columbus Crew na grande decisão continental. Porém, a volta das férias no meio de 2024 não fez bem ao time, que havia vencido apenas três partidas oficiais na temporada antes de bater o Botafogo. 

A primeira partida da temporada 2024/25 foi em 7 de julho e, desde então, o time disputou 17 jogos no Apertura do Campeonato Mexicano e três na Leagues Cup, competição de fase de grupos e mata-mata que reúne clubes do México e Estados Unidos. 

Nesses 20 compromissos antes de ir à Copa Intercontinental, o Pachuca teve três vitórias – diante de San Luis, Puebla e Necaxa -, cinco empates e 12 derrotas, com o terrível aproveitamento de 23,3%. 

Até por isso, a equipe mexicana foi eliminada na primeira fase de mata-mata da Leagues Cup, para o Tigres, e ficou na 16ª colocação no Campeonato Mexicano – que tem 18 equipes – com apenas 13 pontos em 17 partidas. 

Logo, o ótimo desempenho do Pachuca conciliado ao vexame do Botafogo podem significar uma transformação na temporada do clube mexicano.

Compartilhe