MERCADO DA BOLA

Botafogo rompe com reforço para o Mundial por ‘questões geopolíticas’

De olho no Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho nos Estados Unidos, Botafogo "perdeu" um reforço

Compartilhe

O Botafogo anunciou em 26 de janeiro a contratação de Wendel, volante que seguiria no Zenit, da Rússia, até o fim da temporada europeia e se apresentaria para o Mundial de Clubes. Porém, nesta quarta-feira (21/5), o clube carioca rompeu com o reforço por “questões geopolíticas”.

Como divulgado em nota oficial, o Botafogo “firmou o término do contrato com o volante Wendel, que estava acertado para se apresentar ao Clube na janela de transferências do meio do ano” junto ao Zenit. O motivo foi uma lei dos Estados Unidos que impede transações com equipes russas.

“Por questões geopolíticas, o negócio não poderá ser concluído. Proprietários do clube russo foram incluídos na lista de sanções internacionais, o que impede, por lei dos Estados Unidos, qualquer transação com a equipe – especialmente considerando que John Textor, acionista majoritário da SAF, é cidadão norte-americano”, disse o Botafogo.

Em meio à nota, o clube da Estrela Solitária agradeceu ao Zenit e ao volante Wendel pela negociação. “A Wendel, o Clube expressa sua gratidão pela postura exemplar e vontade de vestir a Gloriosa Camisa, desejando sucesso na continuidade da carreira”, afirmou o clube, que prometeu aos torcedores que seguirá no mercado para reforçar a equipe.

Nota oficial do Botafogo sobre Wendel

O Botafogo comunica que, em comum acordo com o Zenit, firmou o término do contrato com o volante Wendel, que estava acertado para se apresentar ao Clube na janela de transferências do meio do ano.

Por questões geopolíticas, o negócio não poderá ser concluído. Proprietários do clube russo foram incluídos na lista de sanções internacionais, o que impede, por lei dos Estados Unidos, qualquer transação com a equipe – especialmente considerando que John Textor, acionista majoritário da SAF, é cidadão norte-americano.

O Botafogo agradece ao Zenit pelo profissionalismo e pela postura respeitosa durante todo o processo de negociação. Mesmo diante de um cenário complexo e fora do controle de ambas as partes, o clube russo sempre manteve uma condução transparente e colaborativa, o que reforça a sua grandeza. 

A Wendel, o Clube expressa sua gratidão pela postura exemplar e vontade de vestir a Gloriosa Camisa, desejando sucesso na continuidade da carreira.

O Botafogo segue atuante no mercado e em busca de reforços para a próxima janela de transferências e sequência da temporada 2025.

Compartilhe
Sair da versão mobile