
O Botafogo sobreviveu ao Grupo B, tido como um dos mais difíceis da Copa do Mundo de Clubes, mas perdeu no finalzinho da primeira fase a liderança da chave. A equipe alvinegra foi superada por 1 a 0 pelo Atlético de Madrid, no Rose Bowl, em Pasadena, e avançou às oitavas de final com o segundo lugar.
Três times terminaram com seis pontos. No primeiro critério de desempate nessa situação – o saldo de gols nos confrontos entre eles –, o Paris Saint-Germain ficou com a primeira colocação, com o Botafogo em segundo e o Atlético, eliminado, em terceiro. O Seattle Sounders, que perdeu por 2 a 0 para o PSG também nesta segunda-feira (23/6), não pontuou.
Acabou sendo determinante para a sobrevivência do Botafogo a vitória por 1 a 0 sobre o campeão europeu PSG, na última quinta (19). E complicou demais a vida do Atlético sua derrota por 4 a 0 para o próprio PSG, na estreia.
Dessa maneira, o gol marcado por Antoine Griezmann contra o Botafogo, aos 42 da etapa final, foi insuficiente para os colchoneros.
Para Griezmann, ano entanto, significou um alívio, já que ele encerrou um jejum de 18 partidas sem marcar para garantir a vitória espanhola.
Botafogo no Mundial de Clubes
O Botafogo entrará em campo nas oitavas de final no próximo sábado (28), às 13h (de Brasília), no Lincoln Financial Field.
O adversário será o primeiro colocado do Grupo A, que será decidido na noite desta segunda, no confronto entre Palmeiras e Inter Miami –o Palmeiras joga pelo empate.
Uma coisa é certa: o alvinegro carioca terá um desfalque importante para o mata-mata. O volante Gregore foi advertido com o cartão amarelo aos 49min do segundo tempo em displicência que vai custar caro. Ele estava pendurado e, assim, fica fora da partida pelas oitavas de final.