
Apesar de uma temporada irregular na Premier League, o Chelsea chega ao Mundial de Clubes nos Estados Unidos embalado pelo título da Conference League da temporada 2024/25, conquistado diante do Betis, da Espanha, com uma virada por 4 a 1, no dia 28 de maio.
A equipe comandada pelo italiano Enzo Maresca é repleta de jovens talentos dos quatro cantos do mundo. Desde que o magnata russo Roman Abramovich passou o comando dos Blues para as mãos do americano Todd Boehly, a equipe inglesa tem investido milhões na busca por craques da nova geração.
O Chelsea de Maresca, no entanto, ainda nem chega perto de lembrar as consagradas equipes campeãs da Liga dos Campeões (2011/12 e 2020/21), que contaram com craques como Drogba, Lampard, Cole e Cech, no primeiro título; e Kanté, Jorginho, Rüdiger e Kai Havertz, na conquista do bi.
No Campeonato Inglês da última temporada, por exemplo, o Chelsea só garantiu vaga para a próxima edição da Liga dos Campeões na última rodada, o que rendeu um desabafo de Maresca.
“F*dam-se todos eles, porque os jogadores merecem isso. O esforço que fizeram foi fantástico”, disse o treinador dos Blues. “Eu nunca tive dúvidas sobre os jogadores. As dúvidas vinham de fora. Todos aqueles que acham que têm as respostas ou que detêm a verdade, diziam que somos jovens demais, que não somos bons o suficiente”, completou.
Sobre o Mundial de Clubes, Maresca exaltou os confrontos diante de equipes de outros continentes e ainda elogiou os torcedores brasileiros. O Chelsea, inclusive, terá o Flamengo pelo caminho na fase de grupos.
“Esses encontros entre países e culturas diferentes vão trazer momentos únicos, diferente do que estamos acostumados na Europa. Em termos culturais, os torcedores brasileiros também são incríveis de ver porque são animados, criativos. Juntando essa cultura com a nossa, espero que o público nos estádios se divirta muito”, afirmou.
Como o Chelsea se classificou ao Mundial de Clubes?
O Chelsea tem vaga no Mundial de Clubes por causa do título das Champions League de 2020/21.
Em fevereiro de 2022, inclusive, os Blues conquistaram o Mundial – no antigo formato – ao vencer o Palmeiras na final, por 2 a 1, em Abu Dhabi.
Os ingleses também disputaram a final do Mundial de 2012 contra o Corinthians, mas perderam por 1 a 0.
Grupo D do Mundial de Clubes
O Chelsea estreia na competição contra o Los Angeles FC. Depois encara o Flamengo e, por fim, o Espérance.
Times do Grupo D
- Chelsea (Inglaterra)
- Espérance (Tunísia)
- Flamengo (Brasil)
- Los Angeles FC (Estados Unidos)
Jogos do Chelsea no Mundial de Clubes: datas, horários e locais
- Chelsea x Los Angeles FC – segunda-feira, 16/6, às 16h (de Brasília), no Mercedes-Benz Fashion, em Atlanta
- Flamengo x Chelsea – sexta-feira, 20/6, às 15h (de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia
- Espérance x Chelsea – terça-feira, 24/6, às 22h (de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia
Onde assistir aos jogos do Chelsea no Mundial de Clubes?
- Chelsea x Los Angeles FC – SporTV (TV fechada), Globoplay (streaming), CazéTV (YouTube) e DAZN (streaming)
- Flamengo x Chelsea – SporTV (TV fechada), Globoplay (streaming), CazéTV (YouTube), DAZN (streaming) e Globo (TV aberta)
- Espérance x Chelsea – SporTV (TV fechada), Globoplay (streaming), CazéTV (YouTube) e DAZN (streaming)
Elenco do Chelsea
- Goleiros: Robert Sanchez, Filip Jorgensen, Mike Penders e Gaga Slonina
- Defensores: Marc Cucurella, Tosin Adarabioyo, Benoit Badiashile, Levi Colwill, Mamadou Sarr, Trevoh Chalobah, Reece James, Malo Gusto, Aaron Anselmino e Josh Acheampong
- Meio-campistas: Enzo Fernandez, Cole Palmer, Dario Essugo, Andrey Santos, Kiernan Dewsbury-Hall, Moises Caicedo e Romeo Lavia
- Atacantes: Pedro Neto, Liam Delap, Noni Madueke, Nicolas Jackson, Christopher Nkunku, Tyrique George e Marc Guiu