
O meio-campista brasileiro Andrey Santos, do Chelsea, começaria no banco a partida contra o Palmeiras na noite desta sexta-feira (4/7), pelas quartas de final do Mundial de Clubes, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, nos Estados Unidos. No entanto, de “última hora”, ele foi escolhido pelo técnico italiano Enzo Maresca como titular.
Isso porque Reece James sentiu lesão durante o aquecimento da partida, de acordo com a transmissão da DAZN, que não explicou o local da contusão. Apesar de lateral-direito de origem, o inglês havia sido escalado por Maresca para jogar como volante – o titular na lateral é o francês Malo Gusto.
O substituto imediato de Reece no banco era Andrey, que atua como primeiro, segundo ou até terceiro homem de meio de campo. Cria do Vasco, o jovem de 21 anos havia atuado em míseros 22 minutos de uma única na Copa do Mundo de Clubes – ele entrou na reta final da goleada do Chelsea por 3 a 0 sobre o Espérance, da Tunísia, pela fase de grupos da competição.
Chelsea pagou bolada para contratar Andrey
O clube inglês comprou Andrey junto ao Vasco em 18 milhões de libras (R$ 114 milhões, na cotação da época) em 2023, atraído pelas boas perfomances do jovem pelo cruzmaltino e pelas Seleções Brasileiras de base.
Imediatamente, o Chelsea optou por emprestá-lo ao Nottingham Forest. No, para que ele ganhasse experiência na Premier League em uma equipe menor. No entanto, o brasileiro atuou apenas duas vezes pelo time alvirrubro.
No início de 2024, os Blues repassaram o volante para o Strasbourg. Na segunda metade da temproada 2023/2024, Andrey teve mais chances jogando pelo time francês, atuou em 11 partidas e marcou um gol.
Em 2024/2025, o empréstimo da promessa carioca ao Strasbourg foi renovado, e ele desencantou. Foram 11 gols e quatro assistências em 34 jogos, que fizeram com que ele ganhasse a oportunidade de reintegrar o elenco do Chelsea no Mundial.