Enzo Maresca se mostrou muito entusiasmado com o título garantido no domingo (13/7). Após o apito final da decisão contra o Paris Saint-Germain, o técnico do Chelsea exaltou a conquista do Mundial de Clubes e fez uma comparação com a importância da Champions League, principal torneio de clubes da Europa.
Ainda no calor da vitória por 3 a 0 sobre o PSG, Enzo Maresca deixou claro o quanto valoriza a conquista do Mundial de Clubes. Para o treinador italiano, no futuro, esse título pode ser mais valorizado que a Liga dos Campeões, que é a obsessão dos times europeus.
“A minha sensação é que essa competição vai ser tão importante quanto, ou mais importante que a Champions League em alguns anos. Nós vemos e valorizamos esse título tanto quanto, senão mais que a Champions”
Enzo Maresca, técnico do Chelsea
A empolgação de Enzo Maresca condiz com a relevância do título para a carreira como treinador, que começou em 2021. O técnico de 45 anos foi campeão da Segunda Divisão da Inglaterra pelo Leicester em 2023/24 e, pelo Chelsea, conquistou a Conference League e o Mundial de Clubes na temporada 2024/25.
Já em 2025/26, ele terá a oportunidade de disputar a Champions League como treinador pela primeira vez. O Chelsea garantiu vaga na Liga dos Campeões após terminar o Inglês na quarta colocação.
Campanha do Chelsea no Mundial de Clubes
A trajetória do Chelsea até a conquista do Mundial de Clubes começou de forma irregular na fase de grupos. A equipe se classificou na segunda colocação da chave D, atrás do Flamengo, porque perdeu para o rubro-negro (3 a 1), na segunda rodada, mas venceu o Los Angeles FC (2 a 0) na estreia e o Espérance (3 a 0) para garantir a vaga no mata-mata.
Na fase final do Mundial, o time de Enzo Maresca subiu de nível e atropelou os adversários. Nas oitavas, o Chelsea venceu o Benfica na prorrogação (4 a 1), e depois eliminou os brasileiros Palmeiras nas quartas (2 a 1) e Fluminense na semifinal (2 a 0), até atropelar o PSG (3 a 0) na grande decisão.