
Dedé analisou a postura do zagueiro Pacho, do PSG, no lance que resultou no gol do centroavante Igor Jesus na vitória do Botafogo por 1 a 0, nessa quinta-feira (19/6), pela segunda rodada do Grupo B do Mundial de Clubes da Fifa. O ex-jogador do Cruzeiro entendeu que o equatoriano cometeu um “erro grave”.
“Correção de erro muito grave do zagueiro. Ele (Pacho) comete o erro de tentar dar o bote. O Igor Jesus é um cara destro, era só armar a base e fazer com que o Igor Jesus fosse para o lado esquerdo. Se ele chuta e acerta a gaveta, mérito. (Tem) que proteger 100% o lado forte, ainda mais na marcação individual. Arma a base, vai jogando o atacante para o lado esquerdo com paciência, coloca a mão no peito para desequilibrar”, disse o ex-zagueiro em vídeo publicado no Instagram.
Assista abaixo:
O gol de Igor Jesus foi marcado aos 34 minutos do primeiro tempo, com assistência do meia-atacante Savarino. O jogador do Botafogo contou com um desvio no próprio Pacho para balançar as redes do PSG. O resultado colocou o Glorioso na liderança da chave e encaminhou a classificação alvinegra às oitavas de final do Mundial de Clubes.
Passagem de Dedé pelo Cruzeiro
Contratado do Vasco em 2013, Dedé conquistou sete títulos pelo Cruzeiro: dois Campeonatos Brasileiros (2013 e 2014), duas Copas do Brasil (2017 e 2018) e três Campeonatos Mineiros (2014, 2018 e 2019). Foram 15 gols marcados em 188 jogos.
Enquanto dispôs de boas condições físicas, o zagueiro de 1,92m foi um dos melhores do país ao aliar capacidade técnica, força e velocidade. Por outro lado, graves lesões nos dois joelhos o tiraram de combate em grande parte do período de 2015 a 2017.
Em 2023, quando tinha 35 anos, Dedé decidiu encerrar a carreira. Seu último clube havia sido o Athletico-PR, em 2022. O defensor também passou por Fluminense (base) e Ponte Preta, bem como representou a Seleção Brasileira em 11 partidas.