
O Flamengo estreou com o pé direito no Mundial de Clubes da Fifa 2025. Nesta segunda-feira (16/6), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, o rubro-negro controlou o Espérance Tunis e venceu por 2 a 0, com gols do meio-campista Arrascaeta e do atacante Luiz Araújo.
Com a vitória, o time comandado por Filipe Luís assumiu a primeira posição do Grupo D, com o mesmos três pontos do segundo colocado Chelsea, mas em vantagem nos critérios de desempate. Zerados, Espérance e Los Angeles FC completam a chave.
O rubro-negro volta a campo justamente contra o ingleses, nesta sexta-feira (20/6), a partir das 15h (de Brasília). No mesmo dia, mas às 20h (de Brasília), o time da Tunísia encara o Los Angeles FC.
O controle do Flamengo sobre o Espérance
O Flamengo abriu o placar logo aos 16 minutos do primeiro tempo, quando o lateral-direito Varela acionou Luiz Araújo na área. O camisa 7 ajeitou para Arrascaeta, que finalizou de primeira para colocar os brasileiros em vantagem: 1 a 0.
Pouco depois, aos 18, o meia Gerson teve a chance de ampliar ao aproveitar um rebote dentro da área, mas não foi feliz na finalização. A intensidade rubro-negra diminuiu a partir dos 30 minutos, mas o goleiro Rossi sequer teve de sujar o uniforme, já que o Espérance não conseguiu criar chances ofensivas.
Na volta do segundo tempo, foi a chance de Pedro passar perto de marcar. O centroavante teve duas oportunidades, sendo que em uma delas ele estava sozinho na pequena área e só tinha o trabalho de empurrar para o fundo da rede, mas falhou em ambas.
Com o passar dos minutos, o Espérance se lançou mais ao ataque, mas as finalizações não levaram perigo à meta carioca. E, quando os tunisianos viviam o melhor momento na partida, veio o balde de água fria.
Aos 24′, o volante Jorginho encontrou Luiz Araújo dentro da área. O atacante ajeitou e bateu cruzado de perna esquerda, sem chance para o goleiro Bem Said: 2 a 0.
Com dois gols de vantagem, o Flamengo teve apenas o trabalho de seguir controlando as tentativas do Espérance, que não conseguiu furar a defesa brasileira. A partida, então, terminou sem novas alterações no placar.

Estatísticas de Flamengo x Espérance*
- Posse de bola: Flamengo 60% x 40% Espérance
- Finalizações (no gol): Flamengo 11 (4) x (2) 6 Espérance
- Escanteios: Flamengo 3 x 3 Espérance
*Números da plataforma Sofascore
Flamengo 2 x 0 Espérance Tunis
Flamengo
- Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Jorginho (Allan), Gerson (Plata) e Arracaeta (Michael); Luiz Araújo (Everton Cebolinha) e Pedro (Bruno Henrique). Técnico: Filipe Luís.
Espérance Tunis
- Bem Said; Ben Ali (Bouchniba), Tougai, Meriah, Ben Hamida; Guenichi (Derbali), Ogbelu, Belaili, Jebali (Mokwana) e Yan Sasse (Konaté); Rodrigo Rodrigues (Jabri). Técnico: Maher Kanzari.
Gols: Arracaeta, aos 16′ do 1ºT, e Luiz Araújo, aos 24′ do 2ºT (Flamengo)
Cartões amarelos: Bruno Henrique (Flamengo) / Ben Ali, Tougai, Guenichi e Belaili (Espérance Tunis)