Bruno Henrique teve participação fundamental para a vitória de virada do Flamengo sobre o Chelsea, por 3 a 1, pela segunda rodada do Grupo D da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. As equipes se enfrentaram nesta sexta-feira (20/6), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, Pensilvânia (EUA).
Do banco de reservas, Bruno Henrique viu o Chelsea abrir o placar com Pedro Neto, aos 12 minutos do primeiro tempo. Acionado no lugar de Arrascaeta aos 11′ da etapa final, o atacante de 34 anos marcou o gol de empate, aos 16, e deu assistência de cabeça para Danilo anotar o tento da virada, aos 19. No fim, aos 37, o jovem Wallace Yan, de 20 anos, ampliou para o Rubro-Negro: 3 a 1.
Ao falar sobre o perfil de sempre aparecer em jogos importantes, Bruno se recordou de quando atuava na várzea em Belo Horizonte, sua cidade natal. O jogador foi destaque do Inconfidência, do bairro Concórdia, na conquista da Copa Itatiaia 2011/12. Na época, ele já tinha 21 anos de idade e conciliava a rotina no futebol amador com os empregos de recepcionista e office boy.
“Eu joguei contra muitos torcedores de fora, sempre querendo me amedrontar, mas nunca me amedrontei nesses momentos de jogos muito difíceis. Sempre fui um cara que tive o foco, a cabeça no lugar em jogos grandes, então eu consigo assimilar bem, separar jogos grandes. Não é que outros jogos são pequenos, mas esses jogos eu consigo ter um foco maior. Então só tenho que agradecer a Deus por me dar essa capacidade de ter a cabeça boa para separar jogos grandes e poder dar alegria ao nosso torcedor, que sempre me apoiou e esteve ao meu lado.
Bruno Henrique, atacante do Flamengo
Bruno Henrique vivenciou uma trajetória de persistência no mundo da bola. De 2012 a 2013, disputou o Módulo 2 do Campeonato Mineiro pelo Uberlândia. Em 2014, destacou-se pelo Itumbiara na Segunda Divisão do Campeonato Goiano. Pelo Goiás, em 2015, ganhou visibilidade nacional ao disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, sendo vendido ao Wolfsburg, da Alemanha, em janeiro de 2016. A passagem pelo futebol europeu foi curta, já que o Santos comprou o atleta no início de 2017. Por fim, em 2019, transferiu-se para o Flamengo e se tornou um dos maiores ídolos da torcida rubro-negra.
Sempre que entra em campo pelo Mengão, Bruno Henrique não se esquece do terrão que lhe proporcionou alegrias. “Quem joga na várzea sabe como é, né?! Os torcedores vão ao campo para incentivar o time, para viver aquele momento, que é único. Só um fim de semana, e eles fazem festa com bomba, foguete, charanga… então, nesses momentos, eu consigo parar e pensar nos meus momentos de várzea, onde eu fui muito feliz. É trazer o Bruno Henrique que veio da várzea para o futebol profissional”.
Os números de Bruno Henrique pelo Flamengo
No Flamengo desde 2019, Bruno Henrique soma 102 gols e 54 assistências em 308 jogos oficiais. Com a camisa rubro-negra, ele tem 15 títulos: Campeonato Carioca (2019, 2020, 2021, 2024, 2025), Supercopa do Brasil (2020, 2021, 2025), Copa do Brasil (2022, 2024), Campeonato Brasileiro (2019, 2020), Copa Libertadores (2019, 2022) e Recopa Sul-Americana (2020).
Denúncia
Nos tribunais, Bruno foi alvo de denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios por fraude esportiva e estelionato. De acordo com Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o jogador agiu de forma deliberada ao tomar um cartão na partida contra o Santos, pela Série A de 2023, para beneficiar familiares e amigos em casas de apostas.
Flamengo na Copa do Mundo de Clubes
Com a segunda vitória consecutiva e 100% de aproveitamento (6 pontos), o Flamengo encaminhou sua vaga às oitavas de final do Mundial de Clubes.
O time treinado por Filipe Luís lidera o Grupo D e pode garantir a classificação ainda nesta sexta-feira, às 19h (de Brasília), quando Los Angeles FC (Estados Unidos) e Espérance (Tunísia) se enfrentam no Geodis Park, em Nashville, Tennessee (EUA), pelo outro jogo da chave. Se houver empate, o Rubro-Negro estará garantido na próxima fase.
O Flamengo volta a campo na próxima terça-feira, às 22h, para encarar o Los Angeles FC no Camping World Stadium, na Flórida (EUA), pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes.