
A derrota sofrida para o Bayern de Munique nem havia esfriado, e Jaeci Carvalho já estava diante da câmera, inconformado com o que acabara de assistir no Hard Rock Stadium, em Miami. Na arquibancada, ainda com a camisa do Flamengo, o comentarista disparou: “Nosso futebol é uma piada”.
Em tom de desabafo, Jaeci continuou a análise do jogo. “Bayern de Munique quatro, Flamengo dois. Só mesmo a TV Globo para mentir para o povo brasileiro. Os times brasileiros não têm a menor condição de encarar nenhum europeu. O Bayern deu um chocolate, não tomou conhecimento do Flamengo”.
O Flamengo havia acabado de se despedir do Mundial de Clubes da Fifa neste domingo (29/6), após uma atuação marcada por erros defensivos e falhas individuais. A missão de bater o gigante alemão nas oitavas de final era difícil e se tornou impossível com os equívocos cometidos logo no início do jogo.
‘Se o Rossi fosse bom, era titular da Argentina’
Acompanhado do filho, Jaeci contou que só foi ao estádio por ele. Mas garantiu que não tinha expectativas. “Eu vim com o meu filho Lorenzo, com a camisa do Flamengo, pelo meu filho. O que que a gente não faz por um filho? Mas eu sabia que não chegaria a lugar nenhum, como não vai chegar”.
O Bayern abriu o placar aos 5 minutos, quando Pulgar desviou contra o próprio gol após escanteio. Aos 9, Harry Kane aproveitou erro de Arrascaeta na saída de bola e marcou o segundo. Gerson ainda descontou com um belo chute, mas um novo vacilo – desta vez de Luiz Araújo – resultou no 3 a 1 antes do intervalo. No segundo tempo, Jorginho fez de pênalti, mas Araújo voltou a falhar e Harry Kane fechou o placar: 4 a 2.
Para Jaeci, o goleiro Rossi foi símbolo da fragilidade defensiva. “Tudo que foi no gol do Rossi entrou”, criticou. “Como disse meu filho, se o Rossi fosse bom, era titular da Seleção da Argentina. Brasil, é brincadeira, pô”.
Críticas à Globo e previsão sombria
A indignação não parou no campo. Jaeci também mirou a cobertura da imprensa e acusou a principal emissora do país de iludir os torcedores com o Mundial de Clubes. “A TV Globo comprou o produto e ela quer vender o produto, mentindo pro povo brasileiro. Essa emissora subserviente a todos os governos, sempre foi assim. A TV Globo está mentindo para o povo brasileiro”.
O tom do comentarista se intensificou ao falar sobre o nível do futebol brasileiro. “Futebol europeu está anos-luz à nossa frente. Eu não iludo, eu não minto, por isso que eu não me interessei por essa competição. É o primeiro jogo que eu venho. Nosso futebol é pobre, é fraco, jogadores birrentos, marrentos. É a realidade, só não enxerga quem não quer”.
A torcida do Flamengo também não escapou. “Vi torcedores aqui aplaudindo o Flamengo. Aplaudindo o quê?”, questionou. E finalizou com uma previsão sombria: “Não vamos ganhar a Copa do Mundo nunca mais com esse futebol e com esses jogadores. Esqueçam”.
Bayern avança para enfrentar o PSG
Com a classificação, o Bayern de Munique agora terá pela frente outro gigante europeu. No próximo sábado (5/7), às 13h (de Brasília), o time de Harry Kane encara o Paris Saint-Germain, campeão da Champions League, pelas quartas de final, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta.