MUNDIAL DE CLUBES

Fluminense na final do Mundial: relembre outros brasileiros que chegaram à decisão

Fluminense bateu o Ah-Ahly e se classificou à decisão do Mundial de Clubes; veja outros brasileiros que chegaram na final
Foto do autor
Compartilhe

O Fluminense vai disputar a final do Mundial de Clubes. O tricolor bateu o o Al-Ahly, do Egito, nesta segunda-feira (18/12), por 2 a 0, e se tornou o oitavo clube brasileiro a chegar na decisão.

John Arias e John Kennedy foram os responsáveis por balançar as redes do Estádio King Abdullah, em Jeddah, na Arábia Saudita.

Agora, o tricolor aguarda o vencedor da outra semifinal, que será disputada entre Manchester City e Urawa Reds, nesta terça-feira (19), a partir das 15h.

A final ocorre nesta sexta-feira (22), a partir das 15h, no mesmo estádio da fase anterior.

Brasileiros na final do Mundial de Clubes

Desde 2000, quando o Mundial de Clubes passou a ser disputado no formato atual, sob organização da Fifa, 11 clubes brasileiros participaram da competição e oito chegaram à final.

Corinthians e Vasco – 2000

Em 2000, o Mundial foi disputado no Brasil, e Corinthians e Vasco foram os representantes brasileiros. Curiosamente, as duas equipes chegaram à decisão, que foi vencida pelos paulistas nas penalidades, por 4 a 3, após empate por 0 a 0 no tempo normal.

São Paulo – 2005

O São Paulo conquistou o tricampeonato mundial em 2005. A equipe passou pelo Al-Ittihad, da Árabia Saudita, na semifinal, com vitória por 3 a 0 e derrotou o Liverpool na decisão, por 1 a 0.

Internacional – 2006

Em 2006, o Internacional disputou o Mundial de Clubes pela primeira vez em sua história. O Colorado bateu o Al-Ahly, na semifinal, por 2 a 1, e na final derrotou o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, por 1 a 0.

Santos – 2011

O Santos de Neymar e Ganso chegou ao Mundial de 2011 como um dos principais clubes do mundo. Na semifinal, confirmou a boa fase e venceu o Kashiwa Reysol por 3 a 1.

Na decisão, entretanto, bateu de frente com o Barcelona de Messi e Guardiola e acabou derrotado por 4 a 0.

Corinthians – 2012

O Corinthians foi o último brasileiro campeão mundial. Em 2012, o Timão passou pelo Al-Ahly na semifinal, com vitória por 1 a 0, e na decisão, contra o Chelsea, ganhou também por 1 a 0.

Grêmio – 2017

Em 2017, comandado por Renato Gaúcho, o Grêmio bateu o Pachuca na semifinal, por 1 a 0. Na decisão, encarou o Real Madrid de Cristiano Ronaldo e companhia e foi derrotado por 1 a 0.

Flamengo – 2019

Embalado pelo título da Libertadores e Brasileiro, o Flamengo chegou ao Mundial de 2019 com grande esperança de conquistar o título. Na semifinal, deu show e bateu o Al-Hilal por 3 a 1.

Na decisão, contra o Liverpool, o Rubro-negro foi valente, mas acabou sofrendo na prorrogação e perdeu por 1 a 0.

Palmeiras – 2021

Sob o comando de Abel Ferreira, o Palmeiras disputou o Mundial de 2021 com a expectativa de apagar o vexame da edição anterior, quando caiu na semifinal e foi derrotado no confronto pelo terceiro lugar.

Na semifinal, bateu o Al-Ahly por 2 a 0 e espantou o fantasma de 2020. Na decisão, contra o Chelsea, o time paulista foi derrotado por 2 a 1, com o gol da vitória inglesa sendo marcado na prorrogação, em cobrança de pênalti.

Compartilhe