MUNDIAL DE CLUBES

Fluminense vira jogo emocionante contra o Ulsan e lidera grupo no Mundial

Fluminense ganhou do Ulsan por 4 a 2 e assumiu a primeira posição do grupo ao superar o Borussia Dortmund no saldo de gols

Em jogo emocionante e com duas viradas, o Fluminense venceu o Ulsan HD por 4 a 2, neste sábado (21/6), e assumiu a liderança do Grupo F da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. As equipes se enfrentaram no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Com o resultado diante dos sul-coreanos, o Flu chegou aos mesmos quatro pontos do Borussia Dortmund, mas em vantagem no saldo de gols: 2 a 1. O Mamelodi Sundows, da África do Sul, está em terceiro, com três pontos, enquanto o Ulsan é o lanterna, ainda sem pontuar.

Na terceira rodada da fase de grupos do Mundial de Clubes, o Fluminense medirá forças com o Mamelodi Sundowns, ao passo que o Borussia pegará o Ulsan. Ambos os jogos serão na quarta-feira (25/6), às 16h.

  • Mamelodi Sundowns x Fluminense – Hard Rock Stadium, em Miami Gardens (EUA)
  • Borussia Dortmund x Ulsan HD – TQL Stadium, em Cincinnati (EUA)

Os clubes qualificados enfrentarão nas oitavas de final adversários do Grupo E – Inter de Milão, River Plate, Monterrey e Urawa Reds compõem a chave.

Keno marcou o quarto gol do Fluminense - (foto: Franck FIFE / AFP)
Keno marcou o quarto gol do Fluminense(foto: Franck FIFE / AFP)

O jogo

Do time que empatou por 0 a 0 com o Borussia Dortmund, da Alemanha, na primeira rodada, o técnico Renato Gaúcho fez cinco mexidas. Ele tirou o lateral-direito Samuel Xavier, o lateral-esquerdo Renê, o volante Nonato e os atacantes Canobbio e Everaldo. Entraram em campo Guga, Gabriel Fuentes, Paulo Henrique Ganso, Kevin Serna e Germán Cano.

O início de jogo animou os tricolores. Logo no primeiro minuto, Arias cobrou escanteio na marca do pênalti, Ganso dominou com espaço e buscou o chute colocado. Jo Hyeon-Woo saltou bem e espalmou para o lado. O Flu continuou em cima, com ampla superioridade na posse e trocando passes no campo ofensivo em busca do gol.

Depois de algumas tentativas malsucedidas, a chance veio na bola parada. Aos 26 minutos, Jhon Arias cobrou falta com perfeição, no ângulo esquerdo de Hyeon-Woo, e abriu o placar para o Fluminense: 1 a 0.

Jhon Arias - (foto: ANGELA WEISS / AFP)
Jhon Arias marcou belo gol de falta para o Fluminense(foto: ANGELA WEISS / AFP)

O que parecia fácil virou um tormento. Aos 36 minutos, Bojanic recuperou a bola para o Ulsan ainda na defesa e acionou Won-Sang em velocidade na ponta direita. O camisa 11 se aproveitou da marcação distante de Freytes e cruzou rasteiro. A bola passou por Fábio e sobrou limpa para Lee Jin-Hyun, que, mesmo com pouco ângulo, conseguiu balançar a rede: 1 a 1.

Confiante, o Ulsan HD seguiu explorando os avanços pelas alas. Aos 47 minutos, Jin-Hyun retribuiu a gentileza ao lançar na primeira trave para Um Won-Sang, que se abaixou, finalizou de “peixinho” e acertou o canto direito baixo de Fábio: 2 a 1. Um baque para o Fluminense pouco antes de ir para o intervalo.

Lance do gol da virada do Ulsan HD contra o Fluminense - (foto: ANGELA WEISS / AFP)
Lance do gol da virada do Ulsan HD contra o Fluminense(foto: ANGELA WEISS / AFP)

Renato Gaúcho voltou com Everaldo no lugar de Paulo Henrique Ganso para o segundo tempo. Depois, já com a bola rolando, chamou Keno e Nonato. As modificações surtiram efeito, pois o gol de empate do Fluminense saiu justamente de uma jogada protagonizada pelos atletas suplentes.

Aos 20 minutos, Nonato roubou a bola no meio-campo, tocou a bola para Cano e correu em direção à meia-lua. Enquanto isso, Keno recebeu na ponta esquerda e tentou o cruzamento. A bola afastada parcialmente pela defesa do Ulsan HD ficou limpa para o camisa 16, que teve tempo de dominá-la e bateu com categoria no canto esquerdo de Jo Hyeon-Woo: 2 a 2.

Nonato fez o gol de empate do Fluminense contra o Ulsan - (foto: FRANCK FIFE / AFP)
Nonato fez o gol de empate do Fluminense contra o Ulsan(foto: FRANCK FIFE / AFP)

Após empatar o jogo, o Fluminense voltou a passar sufoco, quando Um Won-Sang, destaque do Ulsan, saiu cara a cara com Fábio após ganhar na corrida de Freytes. O goleiro do Fluminense chegou primeiro na bola e efetuou a defesa. O meia-atacante sul-coreano acabou se machucando no lance e precisou ser substituído.

Passado o susto, o Fluminense novamente controlou a bola no ataque. Aos 37 minutos, Fuentes cobrou tiro de canto, Cano errou o chute, e a bola caiu no pé esquerdo do zagueiro Freytes, que mandou para o fundo da rede: 3 a 2. Houve tempo para que Keno anotasse o quarto tento do Tricolor, aos 47, em cabeceio no contrapé do goleiro do Ulsan: 4 a 2.

No último suspiro, o Ulsan quase anotou o terceiro gol, que tiraria a liderança das mãos do Flu, porém o goleiro Fábio se esticou para espalmar a conclusão de Lacava e salvou a equipe carioca.

Fluminense 4 x 2 Ulsan HD

Fluminense: Fábio; Guga (Samuel Xavier, aos 40 do 2ºT), Thiago Silva, Freytes e Gabriel Fuentes; Martinelli (Nonato, aos 13 do 2ºT), Hércules e Paulo Henrique Ganso (Everaldo, no intervalo); Jhon Arias, Kevin Serna (Keno, aos 13 do 2ºT) e Germán Cano (Bernal, aos 40 do 2ºT). Técnico: Renato Gaúcho

Ulsan HD: Jo Hyeon-Woo; Kang Sang-Woo (Choi Seok-Hyeon, aos 17 do 2ºT), Kim Young-Gwon, Trojak e Lee Jae-Ik (Lee Chung-Yong, aos 39 do 2ºT); Bojanic (Jung Woo-Young, aos 39 do 2ºT), Um Won-Sang (Lacava, aos 28 do 2T), Lee Jin-Hyun, Ko Seung-Beom (Heo Yool, aos 39 do 2ºT) e Ludwigson; Erick Farias. Técnico: Kim Pan-Gon

Gols: Jhon Arias, aos 26 do 1ºT; Nonato, aos 20, Freytes, aos 37, Keno, aos 47 do 2ºT (Fluminense); Lee Jin-Hyun, aos 36, e Um Won-Sang, aos 47 do 1ºT (Ulsan HD)
Motivo: 2ª rodada do Grupo F da Copa do Mundo de Clubes
Local: MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey (EUA)
Data: sábado, 21 de junho de 2025
Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)
Assistentes: Stuart Burt e James Mainwaring (ambos da Inglaterra)
Público: 29.321

Compartilhe