COPA DO MUNDO DE CLUBES DA FIFA

Campeão da Champions, PSG atropela Atlético de Madrid na estreia do Mundial

No grupo do Botafogo, PSG venceu Atlético de Madrid com tranquilidade por 4 a 0; Fabián Ruiz, Vitinha, Mayulu e Lee Kang-In marcaram os gols

Vencedor da Champions League 2024/25, o Paris Saint-Germain mostrou sua força na estreia pelo Mundial de Clubes da Fifa ao bater o Atlético de Madrid por 4 a 0, neste domingo (15/6), pelo Grupo B, que também tem Botafogo e Seattle Sounders.

Fabián Ruiz, Vitinha, Mayulu e Lee Kang-In marcaram os gols do time francês no Rose Bowl Stadium, em Pasadena, na Califórnia – palco da final da Copa do Mundo de 1994, em que o Brasil conquistou o título com vitória sobre a Itália nos pênaltis.

O Paris controlou as ações do início ao fim. Teve 75% de posse de bola, trocou mais de 800 passes (94% de eficácia) e finalizou 16 vezes – 11 em direção à meta do goleiro Oblak, que evitou um resultado ainda mais elástico no condado de Los Angeles.

O Atlético de Madrid jogou a maior parte do tempo sem a bola e na defesa. Ainda assim, conseguiu criar algumas chances. O VAR anulou um gol de Julian Álvarez, enquanto o centroavante Sorloth desperdiçou oportunidade incrível na pequena área.

O jogo

Campeão da Ligue 1, da Copa da França e da Liga dos Campeões da Europa, o PSG deu o recado aos concorrentes logo na primeira partida pelo Mundial de Clubes. Além de manter vantagem na posse de bola no ritmo do meio-campista português Vitinha, eleito o melhor atleta em campo, o clube francês adiantou sua marcação para dificultar a saída de bola do Atlético.

O primeiro gol parisiense veio aos 18 minutos da etapa inicial. Após rápida troca de passes entre Doué e Hakimi pela ponta direita, Kvaratskhelia recebeu na área e rolou para Fabián Ruiz. O espanhol, então, emendou finalização de primeira, no canto esquerdo de Oblak, para marcar.

Aos 46 minutos, o PSG aumentou a diferença. Em contra-ataque, Fabián Ruiz dominou ainda no campo de defesa e lançou para Kvaratskhelia, que passou para Vitinha. Ao receber na entrada da área, o português chutou no canto direito e balançou a rede.

PSG e Atlético duelaram no Rose Bowl Stadium, em Pasadena, no condado de Los Angeles (EUA) - (foto: Harry How/Getty Images/AFP)
PSG e Atlético duelaram no Rose Bowl Stadium, em Pasadena, no condado de Los Angeles (EUA)(foto: Harry How/Getty Images/AFP)

O PSG quase ampliou sua vantagem aos quatro minutos do segundo tempo, quando Kvaratskhelia recebeu passe de Nuno Mendes pela esquerda, ajeitou para a perna boa e bateu. O goleiro Oblak espalmou e salvou a equipe espanhola. Antes de sair, a bola ainda tocou no travessão.

Aos 11 minutos da etapa complementar, o Atlético de Madrid descontou com Julián Álvarez, que recebeu de Simeone e chutou cruzado. No entanto, após análise no VAR, o árbitro da partida anulou o tento por falta de Koke em Doué.

Aos 33 minutos, o zagueiro Lenglet, do Atlético, recebeu o segundo cartão amarelo e deixou a equipe espanhola com um a menos. Mesmo assim, o clube espanhou levou perigo aos 36. Llorente foi à linha de fundo e fez o passe rasteiro na segunda trave. Vice-artilheiro do Campeonato Espanhol em 2023/24, com 23 gols pelo Villarreal, Sorloth teve a chance de diminuir, porém isolou a bola praticamente sem goleiro na pequena área.

O Atlético acabou pagando caro pelo equívoco. Aos 41, o Paris Saint-Germain chegou ao terceiro gol. Ao receber pela direita, Hakimi fez cruzamento e não encontrou ninguém. No entanto, Mayulu aproveitou a sobra para emendar arremate cruzado.

O quarto gol do PSG veio no último lance, quando a arbitragem assinalou pênalti de Le Normand por interceptar com a mão a finalização de Mbaye. Na cobrança, o sul-coreano Lee Kang-In bateu no canto esquerdo e converteu: 4 a 0.

Próximos duelos

Com o triunfo, o PSG chegou aos três pontos, agora na primeira colocação da chave B. Do outro lado, com a derrota, o Atlético de Madrid permaneceu sem somar no torneio, na quarta e última posição.

O PSG retorna aos gramados na quinta-feira (19), às 22h (de Brasília), quando encara o Botafogo, novamente no Rose Bowl. No mesmo dia, às 19h, o Atlético de Madrid joga contra o Seattle Sounders, no Lumen Field. Os duelos serão pela segunda rodada.

PSG 4 x 0 Atlético de Madrid

PSG: Donnaruma; Hakimi, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes (Lucas Hernandez); Vitinha, João Neves e Fabián Ruiz (Zaire-Emery); Kvaratskhelia (Lee Kang-In), Gonçalo Ramos (Mayulu) e Doué (Mbaye). Técnico: Luis Enrique

Atlético de Madrid: Oblak; Llorente, Le Normand, Lenglet e Javi Galán (Reinildo); De Paul (Gallagher), Pablo Barrios (Sorloth), Samuel Lino (Koke) e Giuliano Simeone (Ángel Correa); Julián Álvarez e Griezmann. Técnico: Diego Simeone.

Gols: Fabián Ruiz, aos 19, e Vitinha, aos 46 do 1ºT; Mayulu, aos 41, e Lee Kang-In, aos 51 do 2ºT (PSG)
Cartões amarelos: Marquinhos e Fabián Ruiz (PSG); Le Normand, Koke, Ángel Correa e Reinildo (Atlético de Madrid)
Cartão vermelho: Lenglet (Atlético de Madrid)

Motivo: 1ª rodada do Grupo B da Copa do Mundo de Clubes da Fifa
Estádio: Rose Bowl Stadium, em Pasadena, na Califórnia (EUA)
Data: domingo, 15 de junho de 2025

Árbitro: István Kovács (Romênia)
Assistentes: Mihai Marius Marica (Romênia) e Ferencz Tunyogi (Romênia)

Compartilhe