
Vencedor da Champions League 2024/25, o Paris Saint-Germain mostrou sua força na estreia pelo Mundial de Clubes da Fifa ao bater o Atlético de Madrid por 4 a 0, neste domingo (15/6), pelo Grupo B, que também tem Botafogo e Seattle Sounders.
Fabián Ruiz, Vitinha, Mayulu e Lee Kang-In marcaram os gols do time francês no Rose Bowl Stadium, em Pasadena, na Califórnia – palco da final da Copa do Mundo de 1994, em que o Brasil conquistou o título com vitória sobre a Itália nos pênaltis.
O Paris controlou as ações do início ao fim. Teve 75% de posse de bola, trocou mais de 800 passes (94% de eficácia) e finalizou 16 vezes – 11 em direção à meta do goleiro Oblak, que evitou um resultado ainda mais elástico no condado de Los Angeles.
O Atlético de Madrid jogou a maior parte do tempo sem a bola e na defesa. Ainda assim, conseguiu criar algumas chances. O VAR anulou um gol de Julian Álvarez, enquanto o centroavante Sorloth desperdiçou oportunidade incrível na pequena área.
O jogo
Campeão da Ligue 1, da Copa da França e da Liga dos Campeões da Europa, o PSG deu o recado aos concorrentes logo na primeira partida pelo Mundial de Clubes. Além de manter vantagem na posse de bola no ritmo do meio-campista português Vitinha, eleito o melhor atleta em campo, o clube francês adiantou sua marcação para dificultar a saída de bola do Atlético.
O primeiro gol parisiense veio aos 18 minutos da etapa inicial. Após rápida troca de passes entre Doué e Hakimi pela ponta direita, Kvaratskhelia recebeu na área e rolou para Fabián Ruiz. O espanhol, então, emendou finalização de primeira, no canto esquerdo de Oblak, para marcar.
Aos 46 minutos, o PSG aumentou a diferença. Em contra-ataque, Fabián Ruiz dominou ainda no campo de defesa e lançou para Kvaratskhelia, que passou para Vitinha. Ao receber na entrada da área, o português chutou no canto direito e balançou a rede.

O PSG quase ampliou sua vantagem aos quatro minutos do segundo tempo, quando Kvaratskhelia recebeu passe de Nuno Mendes pela esquerda, ajeitou para a perna boa e bateu. O goleiro Oblak espalmou e salvou a equipe espanhola. Antes de sair, a bola ainda tocou no travessão.
Aos 11 minutos da etapa complementar, o Atlético de Madrid descontou com Julián Álvarez, que recebeu de Simeone e chutou cruzado. No entanto, após análise no VAR, o árbitro da partida anulou o tento por falta de Koke em Doué.
Aos 33 minutos, o zagueiro Lenglet, do Atlético, recebeu o segundo cartão amarelo e deixou a equipe espanhola com um a menos. Mesmo assim, o clube espanhou levou perigo aos 36. Llorente foi à linha de fundo e fez o passe rasteiro na segunda trave. Vice-artilheiro do Campeonato Espanhol em 2023/24, com 23 gols pelo Villarreal, Sorloth teve a chance de diminuir, porém isolou a bola praticamente sem goleiro na pequena área.
O Atlético acabou pagando caro pelo equívoco. Aos 41, o Paris Saint-Germain chegou ao terceiro gol. Ao receber pela direita, Hakimi fez cruzamento e não encontrou ninguém. No entanto, Mayulu aproveitou a sobra para emendar arremate cruzado.
O quarto gol do PSG veio no último lance, quando a arbitragem assinalou pênalti de Le Normand por interceptar com a mão a finalização de Mbaye. Na cobrança, o sul-coreano Lee Kang-In bateu no canto esquerdo e converteu: 4 a 0.
Próximos duelos
Com o triunfo, o PSG chegou aos três pontos, agora na primeira colocação da chave B. Do outro lado, com a derrota, o Atlético de Madrid permaneceu sem somar no torneio, na quarta e última posição.
O PSG retorna aos gramados na quinta-feira (19), às 22h (de Brasília), quando encara o Botafogo, novamente no Rose Bowl. No mesmo dia, às 19h, o Atlético de Madrid joga contra o Seattle Sounders, no Lumen Field. Os duelos serão pela segunda rodada.
PSG 4 x 0 Atlético de Madrid
PSG: Donnaruma; Hakimi, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes (Lucas Hernandez); Vitinha, João Neves e Fabián Ruiz (Zaire-Emery); Kvaratskhelia (Lee Kang-In), Gonçalo Ramos (Mayulu) e Doué (Mbaye). Técnico: Luis Enrique
Atlético de Madrid: Oblak; Llorente, Le Normand, Lenglet e Javi Galán (Reinildo); De Paul (Gallagher), Pablo Barrios (Sorloth), Samuel Lino (Koke) e Giuliano Simeone (Ángel Correa); Julián Álvarez e Griezmann. Técnico: Diego Simeone.
Gols: Fabián Ruiz, aos 19, e Vitinha, aos 46 do 1ºT; Mayulu, aos 41, e Lee Kang-In, aos 51 do 2ºT (PSG)
Cartões amarelos: Marquinhos e Fabián Ruiz (PSG); Le Normand, Koke, Ángel Correa e Reinildo (Atlético de Madrid)
Cartão vermelho: Lenglet (Atlético de Madrid)
Motivo: 1ª rodada do Grupo B da Copa do Mundo de Clubes da Fifa
Estádio: Rose Bowl Stadium, em Pasadena, na Califórnia (EUA)
Data: domingo, 15 de junho de 2025
Árbitro: István Kovács (Romênia)
Assistentes: Mihai Marius Marica (Romênia) e Ferencz Tunyogi (Romênia)