
Nesta quarta-feira (18/6), em confronto válido pelo jogo 4 da final do NBB, o Franca recebeu o Minas no Ginásio Pedrocão, em Franca, venceu por 86 a 73 e conquistou o quarto título seguido do Novo Basquete Brasil (NBB). A série terminou 3 a 1 para o time de São Paulo.
Após perder o primeiro embate da série, o Franca se recuperou e venceu três consecutivas. Desta forma, o time paulista, que é o maior campeão brasileiro na era pré-NBB, com 11 títulos, conquistou o tetracampeonato na competição que se tornou a principal do país. Em 2011, o time foi vice para o Brasília, enquanto em 2019 foi superado pelo Flamengo na grande final.
Do outro lado, o Minas desperdiçou a chance de conquistar o primeiro título do NBB. Esta foi a primeira final do torneio disputada pela equipe.
O jogo entre Franca e Minas
O primeiro quarto foi equilibrado. O Minas até chegou a abrir cinco pontos de vantagem, mas logo viu os donos da casa virarem o placar para 23 a 21.
O equilíbrio seguiu no segundo, apesar dos mandantes continuarem na frente. Com o ataque um pouco mais eficiente, o Franca ampliou a vantagem para 45 a 42.
No terceiro quarto, o Minas surpreendeu o Franca e chegou a virar o placar para 62 a 50. Os donos da casa até reagiram, mas os visitante venceram por 69 a 65.
Na quarta e última etapa, o Franca mostrou a força dentro de seus mandos e não deu chances ao adversário. Além de ser eficiente na parte defensiva, a equipe fez sua parte no setor ofensivo e venceu por 21 a 4.