CHAMPIONS LEAGUE FEMININA

Barcelona x Wolfsburg pela final da Champions League Feminina: veja detalhes

Jogo é disputado neste sábado (3/6), às 11h (horário de Brasília), no Philips Stadion, na Holanda; canal brasileiro transmitirá partida

Compartilhe

Barcelona e VFL Wolfsburg se enfrentam neste sábado (3/6), às 11h (horário de Brasília), no Philips Stadion, na Holanda, pela final da Champions League Feminina. Saiba onde assistir, prováveis escalações e mais informações.

Será o jogo com o maior público da história do futebol feminino na Holanda. Segundo a Uefa, os 34.100 ingressos colocados à venda estão esgotados desde maio. 

O time espanhol busca o segundo título da competição, enquanto os alemães tentam o terceiro.

História do duelo

Barcelona e Wolfsburg já se encontraram em competições organizadas pela Uefa cinco vezes. A retrospectiva é melhor para o time alemão, que venceu quatro partidas e perdeu apenas uma. 

O último jogo entre as equipes ocorreu na semifinal da Liga dos Campeões na temporada 2021/2022. Naquela ocasião, o Barcelona venceu por 5 a 3 no placar agregado.

No agregado, o Barça marcou cinco gols e o Wolf, nove. 

Campanha do Barcelona

O Barcelona chega à final em busca do bicampeonato – é a quarta decisão em cinco temporadas. O primeiro título foi conquistado sobre o Chelsea, em 2020/2021. Na edição anterior, perdeu para o Lyon, maior campeão do torneio com oito títulos.

Nas eliminatórias, o Barça derrotou a Roma (quartas de final por 6 a 1 no placar agregado) e o Chelsea (semifinal por 2 a 1).

Antes, na fase de grupos, o clube da Espanha havia marcado 29 gols.   

Campanha do Vfl Wolfsburg

O Wolfsburg almeja o tricampeonato da Champions League. Os dois títulos foram conquistados nas temporadas 2012/2013 e 2013/2014. Depois das glórias, o time alemão chegou à final em três oportunidades, mas perdeu para o Lyon em todas.

Nas eliminatórias, o Wolf superou o Paris Saint Germain (quartas de final por 2 a 1 no agregado) e o Arsenal (semifinal por 5 a 4).

Barcelona x Wolfsburg: destaques

No time do Barça, os destaques são Alexia Putellas, Caroline Graham Hansen e Aitana Bonmati.

Alexia é considerada a melhor jogadora do mundo. Ela ganhou o prêmio Fifa The Best em 2021 e 2022. Na temporada 21/22, marcou 34 gols e deu 19 assistências em 42 partidas.

Em julho de 2022, Putellas rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo durante treino da Seleção Espanhola e precisou se afastar. Oito meses depois, em março de 2023, a meio-campista voltou a treinar com bola.

Na ausência de Alexia Putellas, Aitana Bonmatí, meio-campista espanhola, se destacou. Na Champions, marcou cinco gols (ocupa a segunda posição no ranking de artilheiras da competição) e deu seis assistências (líder nesta estatística) em dez partidas.

Caroline Graham Hansen, lateral norueguesa, pode fazer a chamada “lei do ex” acontecer, já que atuou pelo Wolfsburg entre 2014 e 2019. Na Champios, marcou os dois gols nas semifinais contra o Chelsea. Duas assistências também entram na conta da camisa 10.

Do lado do Wolfsburg, as atenções se direcionam para Alexandra Popp. Aos 32 anos, a alemã carrega a braçadeira de capitã e lidera o elenco. A camisa 11 esteve no elenco campeão da Champions em 2012/2014. Na temporada atual do torneio continental, tem dois gols e uma assistência em nove partidas.

Ewa Pajor, atacante do Wolf, exerce sua função com maestria. É a artilheira da competição, com oito gols em dez jogos.

Brasileira em campo

Geyse, atacante do Barcelona, é a única brasileira em campo na final da Champions League. 

Ela foi contratada há um ano, em junho do ano passado, depois de se destacar com a camisa do Madrid CFF – marcou 20 gols e foi artilheira do Campeonato Espanhol. O acordo com o Barça vai até junho de 2024.

A camisa 18 também já passou pelo Corinthians e pelo Benfica. Ela faz parte do elenco de Pia Sundhage, técnica da Seleção Brasileira. 

Nesta edição da Champions, Geyse participou de nove jogos, marcou quatro gols e deu cinco assistências.

Alexia Putellas: ‘é na parte final que você se diverte mais’

Putellas voltou aos gramados durante partida do Campeonato Espanhol e levantou a taça da competição. Em entrevista à Uefa, a meio-campista respondeu questões relacionadas à volta aos gramados. 

Primeiramente, ela disse que precisa de desafios de forma contínua. “Lidar com essa lesão foi difícil, mas, no fim, eu dediquei todo meu esforço para estar totalmente recuperada no fim da temporada. Não há melhor momento na temporada do que a parte final, pois é na parte final que você se diverte mais. É quando grandes coisas acontecem. Todo momento difícil que eu superei valeu a pena”.

Em relação ao retorno, Putellas disse que o momento não é bom apenas para ela: “É importante para minha família porque esse ano tem sido bem difícil para eles e, agora, eles estão felizes”.

Ao ser perguntada sobre qual tipo de pressão estava sentindo, a jogadora respondeu que é a mesma de sempre: “Jogar pelo Barça significa que você tem que fazer praticamente tudo perfeito, o tempo todo, sabendo que é muito complicado ou impossível fazê-lo. Então sempre há coisas a melhorar. Agora que me sinto 100% como uma jogadora de futebol novamente, posso dizer que esse sentimento é o mesmo de sempre”.

Barcelona x Wolfsburg: Onde assistir

O jogo entre Barcelona e Wolfsburg, pela final da Champions League Feminina, será transmitido na internet pelo DAZN e pela Cazé TV. No streaming, o DAZN também oferece a partida.

Barcelona x Wolfsburg: prováveis escalações

Barcelona: Paños: Bronze/Torrejón, Paredes, León, Rolfö: Walsh, Bonmatí, Putellas: Graham Hansen, Geyse, Paralluelo

Wolfsburg: Frohms; Wilms, Hendrich, Janssen, Rauch; Oberdorf, Lattwein; Huth, Roord, Popp; Pajor

Barcelona x Wolfsburg: arbitragem

  • Árbitra: Cheryl Foster
  • Assistente 1: Michelle O’Neill
  • Assistente 2: Franca Overtoom
  • Quarta árbitra: Rebecca Welch
  • Árbitro de vídeo: Massimiliano Irrati
  • Assistente do VAR: Sian Massey
Compartilhe
Sair da versão mobile