FUTEBOL INTERNACIONAL

Ex-Flamengo, Jorge Jesus está perto de assumir seleção

De acordo com o jornal Al Riyadh, o acordo de Jorge Jesus com a Arábia Saudita será até a Copa do Mundo de 2026
Foto do autor
Compartilhe

O ex-técnico do Flamengo, Jorge Jesus, está perto de assumir o comando da Seleção da Arábia Saudita. De acordo com o jornal Al Riyadh, o acordo será até a Copa do Mundo de 2026. A mudança ocorrerá ao término da temporada na Europa, onde o treinador de 68 anos comanda o Fenerbahçe, da Turquia.

Jorge Jesus passou pelo futebol saudita há quatro anos, quando dirigiu o Al-Hilal. Ele trabalhou no clube de julho de 2018 a janeiro de 2019. Em quatro meses, obteve 19 vitórias, quatro empates e uma derrota. A saída ocorreu pelo fato de o técnico não querer renovar com a equipe para a temporada seguinte.

Em junho de 2019, Jorge Jesus desembarcou no Brasil para treinar o Flamengo. Em menos de um ano, o português se tornou ídolo da torcida graças ao estilo de jogo ofensivo e de grande superioridade técnica em comparação aos adversários. O rubro-negro ganhou o Brasileirão com 90 pontos, além de levantar o troféu da Copa Libertadores.

No ano de 2020, Jesus ergueu mais três taças no Fla: Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca. Posteriormente, retornou a Portugal para trabalhar no Benfica. Em 2022/2023, transferiu-se para o Fenerbahçe.

Arábia Saudita na Copa

A Arábia Saudita ganhou notoriedade na Copa do Mundo de 2022 ao vencer a Argentina – que viria a ser campeã – por 2 a 1, pela primeira rodada do Grupo C. Nos jogos seguintes, porém, o time acabou derrotado por Polônia (2 a 0) e México (2 a 1).

No ranking da Fifa, os sauditas ocupam o 54º lugar, com 1.421 pontos. A melhor posição foi 21º, em julho de 2004, e a pior 126º, em dezembro de 2012. Os ‘Falcões Verdes’ participaram de cinco Mundiais.

O principal jogador da Seleção da Arábia Saudita é o meio-campista Salem Al-Dawsari, do Al-Hilal. Ele marcou um bonito gol no histórico triunfo sobre a Argentina. Todos os atletas atuam em clubes do próprio país.

Estrelas no mundo árabe

Clubes sauditas têm investido em astros do futebol mundial. O Al-Nassr tem o português Cristiano Ronaldo, enquanto o Al-Ittihad anunciou o francês Karim Benzema e está bem perto de fechar com Kanté.

Os objetivos em longo prazo do país são tornar a Liga Saudita uma das dez mais fortes do futebol mundial, elevar o nível técnico dos atletas e potencializar o valor de mercado do campeonato local.

Compartilhe