A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue tendo Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, como sonho para o cargo de comandante da Seleção Brasileira. Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, cogita esperar o fim do contrato do treinador com o clube espanhol para tê-lo na Seleção – a partir de julho de 2024. Mas quais serão os compromissos do Brasil até lá?
Desde a saída de Tite, após a Copa do Mundo de 2022, a Seleção Brasileira disputou apenas um amistoso, contra o Marrocos – derrota por 2 a 1 -. Na ocasião, o time foi comandado pelo interino Ramon Menezes, que é treinador da Seleção Sub-20.
Ramon voltará ao comando da Seleção principal nos próximos dois compromissos. Nesta sábado (17/6), contra Guiné, e na terça-feira (20), contra Senegal.
Calendário da Seleção Brasileira
Carlo Ancelotti tem contrato com o Real Madrid até o fim de junho de 2024 e, como já declarou, pretende cumpri-lo. Dessa forma, caso opte por esperar pelo italiano, o Brasil pode disputar parte das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 – que começam em setembro deste ano -, dois amistosos e talvez até a Copa América sem treinador oficial.
Eliminatórias
Em 2023, o Brasil vai disputar seis jogos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. As partidas serão entre setembro e novembro.
- Brasil x Bolívia – 4/9
- Peru x Brasil – 12/9
- Brasil x Venezuela – 9/10
- Uruguai x Brasil – 17/10
- Colômbia x Brasil – 13/11
- Brasil x Argentina 21/11
Amistosos
No ano seguinte, em 2024, a Seleção Brasileira tem dois amistosos marcados. Contra a Espanha, em Madri, e outro ainda sem adversário definido, mas que a CBF espera que seja contra um europeu.
- Espanha x Brasil – 18 a 26 de março de 2024, em Madrid
- Adversário não definido x Brasil – 18 a 26 de março, na Europa
Copa América
Principal torneio de seleções em nível continental, a Copa América começa no dia 14 de junho de 2024, duas semanas antes do término do contrato de Ancelotti com o Real.
Preferido de Ednaldo
Durante a coletiva de anúncio do amistoso entre Espanha e Brasil – que integra campanha de conscientização contra o racismo e deve ser disputado em março de 2024, no Estádio Santiago Bernabéu -, Ednaldo Rodrigues voltou a falar sobre Carlo Ancelotti.
“Nós temos ele (Ancelotti) como um dos melhores treinadores de futebol do mundo. Não só por ser um vencedor em tudo aquilo que ele tem se colocado, mas ele também é, conforme as palavras de todos os atletas que jogam com ele, é a pessoa mais ideal, que gostariam de estar treinando de estar treinando e aprendendo com ele. É um grande gestor de grupos”
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF
“Os atletas que jogaram com ele têm saudades e elegem ele como melhor treinador que teve na carreira. Aqueles novos que ainda sonham crescer no futebol, gostariam de ter um treinador como Ancelotti”
Ednaldo Rodrigues