SELEÇÃO BRASILEIRA

Brasil x Guiné: onde assistir, horário e escalações do amistoso internacional

Seleção Brasileira entra em campo contra país africano neste sábado (17/6), às 16h30, no Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, na Espanha

Compartilhe
google-news-logo

Brasil e Guiné se enfrentam na tarde deste sábado (17/6), às 16h30, no Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, na Espanha. O No Ataque traz todas as informações do amistoso internacional, onde assistir, prováveis escalações e mais.

O duelo na Catalunha ficará marcado pela primeira vez em 109 anos que a Seleção Brasileira entrará em campo com uma camisa preta. Durante o primeiro tempo, a equipe utilizará o uniforme especial, em uma das ações planejadas pela Confederação Brasileira de Futebol sobre o combate ao racismo.

Esse posicionamente se deve, principalmente, ao fato de que o camisa 10 do Brasil, Vinícius Júnior, foi o alvo dos principais atos racistas no futebol nos últimos meses, que ocorreram justamente na Espanha, palco do jogo dessa tarde.

Além de ser uma partida especial para Vini, o jogo com Guiné será o segundo de Ramon Menezes no comando interino da Seleção Brasileira. O técnico, que estreou com derrota por 2 a 1 para Marrocos em 25 de março, também estará no comando diante de Senegal, na próxima terça-feira (20/6), às 16h, em Lisboa, no outro amistoso internacional brasileiro nessa data FIFA.

O técnico da Seleção Sub-20 treinou a equipe durante toda a semana e está comandando o Brasil enquanto Ednaldo Rodrigues busca um nome definitivo para assumir a função. O presidente da CBF deseja a contratação de Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, mas a permanência do italiano no time merengue impede avanços. Enquanto isso, Ramon segue treinando o Brasil.

Brasil x Guiné: onde assistir

O amistoso internacional entre Brasil e Guiné terá transmissão da TV aberta e da TV por assinatura.

  • Globo
  • SporTV

Brasil x Guiné: prováveis escalações

Entre os 23 convocados, o Brasil teve um problema físico: Nino foi cortado e não estará à disposição. Dessa forma, Robert Renan foi convocado e faz parte de um grupo renovado comandado por Ramon Menezes para o duelo com Guiné, que perdeu recentemente para Egito nas Eliminatórias para a Copa das Nações Africanas.

Brasil

O técnico Ramon Menezes promoveu cinco treinamentos durante a semana de preparação e montou, desde o início, um time base para duelar com Guiné. As grandes novidades são as estreias de Ayrton Lucas, do Flamengo, e Joelinton, do Newcastle. 

O lateral-esquerdo é o grande destaque do clube carioca na temporada e um dos nomes do futebol brasileiro na temporada. Já o meio-campista do time inglês se destacou em uma nova função, já que Joelinton surgiu como centroavante. Ele foi um dos melhores meias da Premier League 2022/23.

A única dúvida de Ramon é o goleiro Alisson. Ele sentiu dores no quinto dedo da mão esquerda no último treinamento e pode ficar fora do amistoso. Em caso de ausência, o goleiro do Liverpool será substituído por Weverton, do Palmeiras.

O restante do time é a equipe ideal de Ramon, que conta com o trio de ataque com Rodrygo com a camisa 7, Vinicius Júnior com a 10, e Richarlison com a 9.

Provável escalação do Brasil: Alisson (Weverton), Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vinícius Júnior e Richarlison
Técnico: Ramon Menezes

Guiné

Para enfrentar o time pentacampeão mundial, Guiné tende a contar com a mesma escalação do último jogo. A equipe de Kaba Diawara recebeu o Egito na quarta-feira (14/6) e perdeu por 2 a 1, em jogo das Eliminatórias para a Copa das Nações Africanas.

O jogador mais conhecido do grupo de Guiné é Naby Keita. O meio-campista de 28 anos brilhou no RB Leizpig e vestiu a camisa do Liverpool entre 2018 e 2023, vencendo todos os títulos possíveis – Champions, Premier League e etc. Inclusive, o atleta se despediu dos Reds no fim da temporada e vestirá a camisa do Werder Bremen, da Alemanha, em 2023/24.

Provável escalação de Guiné: I.Kone; A.Conte, S.Sowm, Diakhaby e Sylla; Diawara e Moriba; Guilavogui, Keita e Kamano; Guirassy
Técnico: Kaba Diawara

Brasil x Guiné: os personagens

“Um dia dei entrevista falando que queria que todos os brasileiros torcessem por mim e acho que cada vez mais estou mais próximo disso. Vejo todos na internet me dando muito apoio, me acompanhando, desejando sorte não só no futebol, mas fora dele. Pessoas de outros meios que antes não me acompanhavam, começaram a acompanhar. Fico feliz com isso e vou seguir firme por todos aqueles que não têm oportunidade de lutar”.

Vinícius Júnior, camisa 10 da Seleção Brasileira

“Quando a gente fala de jogadores experientes que são referências, o Vinícius é uma referência do que é ser brasileiro. Grandíssimo jogador, tenho a honra de ser o treinador dele neste momento. Tudo o que vem passando, sempre transmite muita força. A CBF já vem fazendo ações como essa, contra o racismo. É uma coisa que temos que continuar batendo para ter uma solução e parar”.

Ramon Menezes, técnico interino da Seleção Brasileira

Brasil x Guiné: arbitragem

  • Árbitro:  Andris Treismanis (Letônia)
  • Assistentes: Haralds Gudermanis e Aleksejs Spasennikovs (Letônia)
  • VAR: Víctor Garcia (Espanha)
Compartilhe
google-news-logo