FUTEBOL INTERNACIONAL

Ex-Atlético, Diego Godín decide se aposentar do futebol devido a lesões

Ex-capitão de Atlético de Madrid e Seleção Uruguaia, zagueiro do Vélez vai encerrar carreira após última rodada do Campeonato Argentino
Foto do autor
Compartilhe

O zagueiro uruguaio Diego Godín anunciou a data para a aposentadoria dos gramados. Atualmente no Vélez Sarsfield, o defensor de 37 anos vai encerrar a carreira após a partida contra o Huracán, neste domingo (30/7), pela última rodada do Campeonato Argentino.

Godín se reuniu com os dirigentes do Vélez para informar que vai se aposentar do futebol ao término do Campeonato Argentino. O uruguaio enfrenta problemas físicos desde o ano passado e esteve perto de deixar a atividade profissional após a Copa do Mundo do Catar. No entanto, optou por continuar nos gramados por mais alguns meses.

Godín chegou ao Vélez em 2022, após passagem pelo Atlético. No clube do bairro Liniers, em Buenos Aires, o ‘Faraó’ disputou apenas 20 partidas devido às constantes lesões.

Dos últimos cinco jogos do Vélez, Godín foi desfalque em quatro e ficou no banco de reservas no outro. A última partida dele foi na eliminação da equipe na Copa Argentina para o San Martín, no dia 20 de julho. Na ocasião, ele atuou como capitão e permaneceu em campo por 90 minutos na derrota de El Fortín por 2 a 0.

Antes de decidir se aposentar, Godín recusou uma proposta do Nacional de Montevidéu, clube que defendeu entre 2006 e 2007, para jogar a fase eliminatória da Copa Libertadores da América deste ano.

Godín no Galo

Godín chegou ao Galo em janeiro de 2022, após rescindir o contrato com o Cagliari, da Itália. O defensor fez apenas nove partidas com a camisa alvinegra e participou da conquista do Campeonato Mineiro do ano passado.

Descontente com a falta de oportunidades, encerrou o vínculo com o Galo em junho do ano passado e se transferiu para o Vélez. A intenção do veterano era ter mais ritmo de jogo para disputar a Copa do Mundo do Catar.

Carreira de Godín

Diego Godín começou a carreira profissional no Cerro, do Uruguai, e brilhou no Nacional de Montevidéu. Em 2005 estreou com a camisa da Celeste.

O melhor momento da carreira do zagueiro foi no futebol espanhol, onde jogou por Villarreal e Atlético de Madrid. Ele é um dos grandes ídolos da história dos Colchoneros.

Pelo Atlético de Madrid, ganhou a Liga Europa duas vezes (2012 e 2018), a Copa do Rei (2013), a Liga Espanhola e a Supercopa da Espanha (ambas em 2014), além de três títulos da Supercopa da Europa (2010, 2012 e 2018).

Sem o mesmo brilho, ele também passou por Inter de Milão e Cagliari, na Itália.

Godín é o jogador com mais partidas disputadas com a camisa da Seleção Uruguaia, com 161 apresentações. Além disso, marcou oito gols e conquistou a Copa América de 2011, na Argentina. O ‘Faraó’ tem no currículo as disputas de quatro Copas do Mundo no currículo: África do Sul (2010), Brasil (2014), Rússia (2018) e Catar (2022).

Compartilhe