Belo Horizonte vai sediar, em 31/8, o Fórum SAF 2023, que debaterá sobre as Sociedades Anônimas de Futebol (SAF), decorridos quase dois anos da vigência da lei que permitiu a criação do modelo de gestão no país. O Cruzeiro, um dos precursores na iniciativa, o Atlético e o América, que também caminham para se tornar SAF, terão seus representantes no evento.
Serão abordados modelos do negócio, dúvidas legais, tipos de investimentos e de investidores e a responsabilização das SAFs pelo pagamento das dívidas dos clubes – tema que tem levado a muita polêmica.
Do Atlético, vão discursar os mecenas Rubens e Rafael Menin, além do CEO Bruno Muzzi e do diretor jurídico Luiz Fernando Pimenta Ribeiro. Do Cruzeiro, o CEO da SAF, Gabriel Lima, e o advogado Gustavo Chalfun. E, pelo América, o presidente da SAF, Marcus Salum; o diretor jurídico Henrique Saliba e o superintendente Dower Alexandre de Araújo.
Diego Mello, Head de Estratégia e Projetos da SAF do Botafogo, e autoridades da área jurídica também estão entre os palestrantes.
Ingressos para o Fórum SAF
O evento ocorrerá no Ouro Minas Palace Hotel e é aberto ao público, mediante a aquisição de ingresso. As inscrições serão feitas pelo site do fórum.
Ex-presidente do América e integrante do Conselho Consultivo do clube, Paulo Lasmar, idealizador e coordenador do fórum, acredita que a SAF seja efetiva na construção das soluções dos problemas de gestão e de finanças do futebol: “A proposta do evento é reunir os principais atores, clubes, associações, SAFs, dirigentes, investidores, magistrados, advogados, legisladores e imprensa para avaliar o que já se avançou, quais são os gargalos e como podemos solucionar os desafios do futebol brasileiro contemporâneo”.