O técnico Fernando Diniz justificou a convocação do atacante Neymar para as primeiras partidas da Seleção nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O Brasil estreia contra a Bolívia, em 8 de setembro, no Mangueirão, em Belém-PA. Depois, enfrentará o Peru, no dia 12, em Lima.
“O Neymar externou o desejo de trabalharmos juntos, e a vontade de repensar a passagem dele na Seleção. Conversei com ele, e ele se mostrou disposto e feliz. Em relação a ele, vocês já sabem o que penso. É um talento muito raro do futebol mundial. Acredito que ele merece, até o final da sua carreira, escrever o capítulo mais bonito dessa história, que eu acho que ainda não foi escrito”.
Neymar foi um dos astros do futebol mundial que trocaram a Europa pela Arábia Saudita. Ele deixou o Paris Saint-Germain, da França, e assinou por dois anos com o Al-Hilal. Estima-se que o craque de 31 anos vai receber 320 milhões de euros (R$ 1,7 bilhão), incluindo salários, luvas e acordos comerciais.
Na opinião de Fernando Diniz, o fato de Neymar atuar na Arábia Saudita não impede a sua convocação. Isso vale para outros atletas de potencial ou com passagens relevantes pela Seleção Brasileira.
“É uma novidade para o mundo do futebol a inserção da Arábia Saudita na aquisição de jogadores com idade ainda para militar na Europa. A gente vai passar a olhar. Não sabemos o que será para frente. O que vai determinar o meu olhar é o desempenho deles na Arábia Saudita, na Europa ou no Brasil. E quando eles forem convocados, como vão desempenhar dentro da Seleção”.
Fernando Diniz
Neymar na Seleção Brasileira
O último jogo de Neymar pelo Brasil foi na Copa do Mundo de 2022. Ele fez o gol na prorrogação diante da Croácia, nas quartas de final. A Seleção, contudo, levou o empate a quatro minutos do fim e perdeu nos pênaltis por 4 a 2. No Mundial, o camisa 10 também contribuiu com um gol e uma assistência no triunfo por 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, nas oitavas de final.
Neymar é o maior artilheiro do Brasil ao lado de Pelé, com 77 gols em jogos oficiais. Nas Eliminatórias da Copa de 2026, o ex-atacante de Santos, Barcelona e PSG terá a oportunidade de superar o Rei do Futebol e se isolar no ranking de goleadores.
Números de Neymar (jogos oficiais)
- Paris Saint-Germain: 173 jogos e 118 gols
- Barcelona: 186 jogos e 105 gols
- Santos: 225 jogos e 136 gols
- Seleção Brasileira: 124 jogos e 77 gols
- Total: 708 jogos e 436 gols