O Mineirão será palco de jogo decisivo do Athletic, de São João Del-Rei, pela Série D do Campeonato Brasileiro.
O Gigante da Pampulha vai receber a partida de volta das quartas de final do torneio, entre Athletic e Bahia de Feira, no primeiro sábado de setembro (2/9).
O clube mineiro anunciou a decisão de mandar a partida no Mineirão nesta quarta-feira (23/8). Em nota, a instituição deixou claro que o desejo era de sediar o jogo no seu próprio estádio – a Arena Unimed, em São João Del-Rei.
Contudo, o regulamento da Série D exige capacidade mínima para os estádios que forem sediar partidas das quartas de final da competição. Isso impossibilita a realização da partida no estádio do Athletic, que comporta cerca de 3.500 pessoas.
Jogo decisivo para o Athletic
O confronto contra o Bahia de Feira é decisivo para o Athletic na luta pelo acesso à Série C do Brasileiro. O time vencedor garante vaga na Terceira Divisão Nacional.
Como teve melhor campanha na fase de grupos da Série D, o clube mineiro tem a vantagem de jogar a partida de volta como mandante. Treinada pelo ex-atacante Roger, a equipe terminou em primeiro lugar no grupo F da competição – conquistou 29 pontos em 14 jogos. Já o Bahia de Feira ficou em segundo na chave D, com 21 pontos em 14 jogos.
O jogo no Mineirão será um dos mais importantes da história do Athletic. O clube terá a chance de garantir acesso inédito para a Série C do Brasileiro no principal palco do esporte mineiro.
Athletic pode ganhar primeiro título nacional
Além do acesso, o time que vencer o confronto pelas quartas de final da Série D avança para as semifinais da competição e segue vivo na luta pelo título.
Fundado em 1909, o Athletic nunca tinha disputado uma divisão nacional de futebol profissional antes de 2023, ano em que disputa a Série D pela primeira vez. Neste ano, o clube também jogou a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história.
O título da Quarta Divisão seria, então, o primeiro troféu nacional que o time mineiro venceria em sua história.
As principais conquistas do clube de São João Del-Rei são os títulos de Campeão Mineiro do Interior (2022 e 2023) e da Recopa Mineira de 2023.
Veja a nota completa do Athletic
Informamos que por força do regulamento do Campeonato Brasileiro Série D, a partida de volta das quartas de final, inicialmente prevista para ocorrer em nosso estádio, precisará ser realizada em outra cidade. A capacidade mínima exigida para esta fase da competição é de 4 mil torcedores, impossibilitando a realização do jogo em São João del-Rei. Esse fato, sem dúvida, nos entristece, mas não nos desanima.
Com determinação, comprometimento e dedicação, buscamos incansavelmente viabilizar a partida em nossa casa, realizando os ajustes necessários, mas o tempo não foi suficiente, tendo em vista que seria necessária a interdição do estádio.
Apesar da impossibilidade momentânea, continuamos firmes em nosso propósito de adequar nosso estádio às exigências e padrões necessários para receber as futuras partidas. Reforçamos que continuamos empenhados em ampliar a capacidade da nossa Arena.
A mudança de local não enfraquece nossa luta pelo acesso. Pelo contrário, historicamente as adversidades foram combustível para a busca de nossos objetivos.
Um dos principais palcos do futebol mundial, o Estádio Mineirão será o local da nossa partida. A grandeza do estádio combina com o tamanho dos nossos sonhos e força de vontade.
Agradecemos pela compreensão e apoio incondicional de todos vocês. Juntos, estamos construindo um futuro grandioso para o Athletic Club.
Unidos, vamos enfrentar esse desafio, mostrando que o nosso amor pelo Athletic Club é inabalável. Contamos com a presença de todos no Estádio Mineirão.
Nos próximos dias divulgaremos todas as informações sobre os ingressos e transporte da nossa torcida.