O presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, foi suspenso provisoriamente de todas as atividades relacionadas ao futebol em nível nacional e internacional por 90 dias. A medida entra em vigor a partir deste sábado (26/8), segundo comunicado do Comitê Disciplinar da Fifa, enquanto o dirigente aguarda resolução do processo disciplinar aberto contra ele por ter beijado a jogadora Jennifer Hermoso após o título da Espanha na Copa do Mundo Feminina.
A decisão foi proferida pelo presidente do Comitê, Jorge Ivan Palacio. O colombiano ainda emitiu duas diretrizes adicionais, ordenando que Luis Rubiales se abstenha, por si ou por terceiros, de tentar contato com Jennifer Hermoso, a fim de preservar a jogadora. Da mesma forma, a Federação Espanhola e seus funcionários também devem seguir a ordem.
Leia também:
- Presidente de federação fez gesto obsceno antes de beijar jogadora
- Governo da Espanha pressiona federação sobre presidente que beijou jogadora
Entenda o caso
No último dia 20/8, a Seleção Espanhola conquistou o seu primeiro título de Copa do Mundo Feminina após vencer a Inglaterra por 1 a 0. Em meio as comemorações e entrega das medalhas às campeãs, Luis Rubiales beijou a boca da jogadora Jennifer Hermoso, camisa 10 da Espanha. O caso rendeu críticas e acusações de assédio ao presidente da Federação. Os torcedores também pediram a renúncia do dirigente.
No entanto, recentemente, Rubiales declarou que o beijo foi consentido e anunciou a permanência na presidência, cujo mandato vai até 2024. Hermoso, por sua vez, desmentiu o presidente e disse não ter dado permissão para o beijo. Em apoio à jogadora, as espanholas declararam não representar a Seleção enquanto o atual dirigente estiver no cargo.