FUTEBOL INTERNACIONAL

Fifa suspende provisoriamente Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola

Dirigente enfrenta processo disciplinar por beijo em jogadora da Espanha durante entrega de medalhas na Copa do Mundo Feminina
Foto do autor
Compartilhe

O presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, foi suspenso provisoriamente de todas as atividades relacionadas ao futebol em nível nacional e internacional por 90 dias. A medida entra em vigor a partir deste sábado (26/8), segundo comunicado do Comitê Disciplinar da Fifa, enquanto o dirigente aguarda resolução do processo disciplinar aberto contra ele por ter beijado a jogadora Jennifer Hermoso após o título da Espanha na Copa do Mundo Feminina.

A decisão foi proferida pelo presidente do Comitê, Jorge Ivan Palacio. O colombiano ainda emitiu duas diretrizes adicionais, ordenando que Luis Rubiales se abstenha, por si ou por terceiros, de tentar contato com Jennifer Hermoso, a fim de preservar a jogadora. Da mesma forma, a Federação Espanhola e seus funcionários também devem seguir a ordem.

Leia também:

Entenda o caso

No último dia 20/8, a Seleção Espanhola conquistou o seu primeiro título de Copa do Mundo Feminina após vencer a Inglaterra por 1 a 0. Em meio as comemorações e entrega das medalhas às campeãs, Luis Rubiales beijou a boca da jogadora Jennifer Hermoso, camisa 10 da Espanha. O caso rendeu críticas e acusações de assédio ao presidente da Federação. Os torcedores também pediram a renúncia do dirigente.

No entanto, recentemente, Rubiales declarou que o beijo foi consentido e anunciou a permanência na presidência, cujo mandato vai até 2024. Hermoso, por sua vez, desmentiu o presidente e disse não ter dado permissão para o beijo. Em apoio à jogadora, as espanholas declararam não representar a Seleção enquanto o atual dirigente estiver no cargo.

Compartilhe