Após Xavi sair em defesa de Jenni Hermoso em coletiva de imprensa, foi a vez de Andrés Iniesta se pronunciar. O campeão do mundo com a Espanha em 2010 escreveu um texto em suas redes sociais criticando Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), e lamentou que a conquista da Copa feminina tenha sido ofuscada pelo comportamento do mandatário.
“Depois do que aconteceu nestas últimas semanas, gostaria de transmitir minha tristeza, como pessoa, como pai de três meninas, como marido e como jogador, acerca dos acontecimentos que estamos vivendo no nosso futebol e ao redor da seleção espanhola feminina”, iniciou o atlleta.
Andrés Iniesta continuou: “Acredito que não podemos tolerar ações como a que vimos, que colocaram de lado uma conquista tão grande quanto uma Copa do Mundo. Não consigo imaginar o que as jogadoras da Espanha estão sentindo neste momento vendo como não está se falando sobre o grande torneio que fizeram e do fantástico futebol que mostraram. É realmente uma pena que esta belíssima história que as atletas construíram ao longo dos anos tenha sido ofuscada”.
Leia também:
- Atacante do Betis renuncia à Seleção Espanhola após presidente permanecer no cargo
- Presidente de federação fez gesto obsceno antes de beijar jogadora
No fim de sua declaração, o meio-campista, hoje no Emirates Club, dos Emirados Árabes Unidos, ainda teceu duras críticas a Luis Rubiales, dizendo que o mandatário se recusou a admitir que seu comportamento foi inaceitável e afirmando que ele está “manchando a imagem” da Espanha.
“Em vez disso, tivemos que aguentar um presidente que se agarrou em seu cargo, que não admitiu que seu comportamento foi inaceitável e que está prejudicando a imagem de nosso país e do nosso futebol em todo o mundo”, finalizou o espanhol.
No último sábado, a Fifa anunciou a suspensão provisória de Rubiales pelo beijo forçado em Jenni Hermoso durante a entrega das medalhas no pódio da Copa do Mundo feminina. A suspensão será, inicialmente, por 90 dias, enquanto o processo disciplinar contra ele segue em trâmites. A federação internacional também proibiu que o dirigente ou qualquer pessoa ligada a ele entre em contato com a atleta e seu estafe.
Declarações de Rubiales geraram revolta
Em pronunciamento realizado na última sexta-feira, Rubiales se defendeu do polêmico beijo dado em Jenni Hermoso após a conquista da Copa do Mundo Feminina e garantiu que não iria renunciar ao cargo, além de ter oferecido publicamente uma renovação de contrato a Jorge Vilda, atual comandante da Espanha, que foi flagrado tocando o seio de uma auxiliar durante o jogo.
O mandatário destacou em sua fala que o beijo aconteceu em um momento de “euforia” e que foi “consentido”, além de atacar políticos espanhóis, criticar o que chamou de “falso feminismo” e afirmar que vai se defender das acusações de agressão sexual em tribunal.
As declarações do presidente da federação também renderam críticas do ex-goleiro Iker Casillas, que classificou as falas de Rubiales como “vergonha alheia”.
Clubes como Osasuna, Sevilla, Barcelona e Real Madrid também lançaram comunicados para repudiar as falas e o comportamento de Rubiales. Sevilla e o Cádiz também fizeram ações antes de entrar em campo para prestar apoio à atacante espanhola.