Um lance polêmico em jogo da vitória do Palmeiras sobre o Vasco por 1 a 0, nesse domingo (27/8), pelo Campeonato Brasileiro, gerou debate entre os comentaristas de arbitragem. Ainda no primeiro tempo, o cruz-maltino teve um gol anulado por impedimento que rendeu reclamações dos torcedores nas redes sociais.
No início da jogada, Lucas Píton lança a bola para Vegetti, que cabeceou na direção do gol – em posição de impedimento. O zagueiro Murilo, do Palmeiras, salvou quase em cima da linha. Em seguida, Richard Ríos afastou o perigo, mas sobrou no pé de Paulinho, que chutou de fora da área para balançar as redes.
Após análise do VAR, as linhas foram traçadas no começo da jogada e o gol foi anulado.
De acordo com o comentarista PC de Oliveira, do SporTV, a cabine do árbitro de vídeo errou na marcação do impedimento. Para ele, a ação do colombiano Richard Ríos dá início a outra jogada, e por isso, o gol teria sido legal – já que Vegetti não marcou na primeira tentativa, quando realmente estava à frente.
“Primeira ação do Murilo é normal, está salvando o gol. Se o Vegetti tivesse feito o gol, ele ainda teria que se punido pelo impedimento. Quando a bola vem para o Richard Ríos, que tem uma ação deliberada e afasta a bola da área, inicia uma nova jogada. Tudo o que aconteceu antes deve ser desconsiderada. O gol do Paulinho foi legal, o VAR teve uma atuação fora do protocolo”, opinou.
PC de Oliveira comentarista de arbitragem do Sportv / Globo sobre o gol de Paulinho (Vasco) contra o Palmeiras:
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) August 28, 2023
"Richard Ríos tem a posse da bola. Controle da bola. Ali se inicia uma nova jogada." – PC de Oliveira
📽️: Sportv pic.twitter.com/NGCzvP4fpG
Segundo Renata Ruel, analista de arbitragem da ESPN, o gol também foi mal anulado.
“Se o bandeira marca impedimento do Vegetti no campo, gol anulado. Mas o campo dá o gol e o VAR ‘rasga’ o protocolo, Richard Rios tem uma ação deliberada ao tirar a bola, o gol saiu após essa ação originando um novo lance onde o VAR não poderia considerar o impedimento do Vegetti”, falou.
Por fim, Sálvio Spinola, ex-árbitro, classificou a anulação como “um dos maiores erros de arbitragem do VAR” e falou que há ‘unanimidade’ sobre o lance.
“É um erro crasso, um dos maiores erros de arbitragem em lance com VAR, porque o VAR se prendeu à posição do Vegetti, ficou procurando aquele impedimento e interferiu após uma revisão. O VAR não deve atuar nesse lance, está muito claro no protocolo. Isso tem repercussão no mundo, o mundo está debatendo, pelo que participo aqui, o mundo tem tido unanimidade que houve erro do VAR”
Sálvio Spinola, comentarista de arbitragem
O Vasco emitiu nota contestando o ocorrido no Allianz Parque. Para o clube, a decisão do VAR influenciou diretamente no resultado da partida.