Os comenaristas Farid Germano e Fabiano Baldasso discutiram em podcast, nesta terça-feira (5/6), sobre a conquista do Mundial de Clubes do Grêmio, em 1983, e do Internacional, em 2006. Os dois discordaram e argumentaram sobre o reconhecimento dos títulos e oficialização do torneio da Fifa.
Em entrevista ao Charla Podcast, Baldasso, torcedor do Inter, argumentou que o Colorado é campeão Mundial, mas que o Grêmio não possui o mesmo título. Segundo ele, na época da conquista tricolor, o torneio não levava o nome de ‘Mundial de Clubes’.
“Um dirigente da Fifa oficializou esses toiotões que aconteciam antes. Virou uma competição oficial, mas não virou Mundial. O Grêmio não é campeão Mundial, o Inter é. Essa é a verdade. Se você quer inventar uma historia, vir com clubismo… Eu trouxe uma informação”, disse o Colorado.
Por sua vez, Farid contra-argumentou. O jornalista alfinetou a torcida colorada e se exaltou ao discordar do rival.
“De cada 10 gaúchos, sete são gremistas. Isso é fato. Eles fazem jogo com ingresso de graça e não lota o Beira-Rio. Nós com chuva botamos 50 mil na Arena do Grêmio. Você flamenguista, são-paulino, santista, gremista, segundo o Baldasso vocês não ganharam Mundial!”
“O Zico não levantou Mundial, Pelé não levantou Mundial, Raí não levantou, Renato não levantou… Mas ele levantou essa porcaria. Que credibilidade tem a Fifa? Os caras quando não estão na Fifa estão na cadeia”, falou o gremista.
Relembre as conquistas de Grêmio e Inter
Em 1983, o Grêmio chegou a final do Mundial pela primeira vez e disputou o título com o Hamburgo, da Alemanha, no Japão.
Em uma partida emocionante, Renato abriu o placar aos 38 minutos do primeiro tempo, mas levou o empate nos acréscimos da segunda etapa. Os alemães forçaram prorrogação. Mais uma vez, Renato marcou e deu a vitória por 2 a 1 ao Grêmio.
O Internacional disputou o Mundial em 2006. Na grande final, a equipe, que na época era comandada pelo técnico Abel Braga, levantou o primeiro troféu da competição ao bater o Barcelona de Ronaldinho por 1 a 0, no Japão. O autor do gol foi Adriano Gabiru.