ELIMINATÓRIAS DA COPA

Veja jogadores ex-Cruzeiro, Atlético e América nas Eliminatórias da Copa

Duas primeiras rodadas das Eliminatórias ocorrem entre quinta (7/9) e terça-feira (12/9). Veja os atletas com passagens por Minas
Foto do autor
Compartilhe

Ex-jogadores de Cruzeiro, Atlético e América estão na lista de convocados das seleções da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). As duas primeiras rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 ocorrem entre esta quinta-feira (7/9) e a próxima terça (12/9).

Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia e Venezuela chamaram atletas com passagens pelo futebol mineiro. Equador, Uruguai, Colômbia e Peru não contam com nenhum nome.

Brasil

O lateral-direito Danilo, da Juventus, e o atacante Richarlison, do Tottenham, começaram a carreira no América.

Danilo fez parte do título da Série C do Campeonato Brasileiro de 2009, um dos momentos mais importantes da história do Coelho, que no ano anterior estava no Módulo II do Mineiro. Aos 18 anos, ele jogou oito partidas no certame.

Em 2010, o lateral marcou seus dois gols pelo clube em clássicos contra o Atlético, nas quartas de final do Campeonato Mineiro. Após dois empates por 3 a 3 e 2 a 2, o América foi eliminado porque fez campanha inferior na fase classificatória.

Richarlison subiu ao time principal em 2015, também aos 18 anos, diante da má fase dos atacantes titulares. O garoto conquistou seu espaço e marcou nove gols em 24 partidas na Série B, ajudando o time no acesso à primeira divisão do Brasileiro.

Um ponto em comum é que o técnico Givanildo Oliveira foi o responsável por colocar os dois jogadores na vitrine. O Coelho vendeu Danilo ao Santos e Richarlison ao Fluminense, tendo direito a percentuais em transferências posteriores para a Europa.

  • Danilo na Seleção Brasileira: 51 jogos e 1 gol
  • Richarlison na Seleção Brasileira: 44 jogos e 20 gols

Argentina

O zagueiro Otamendi, do Benfica, de Portugal, jogou pelo Atlético em 2014.

A contratação dele pelo Galo foi por apenas seis meses, visto que o Valencia, da Espanha, não poderia inscrevê-lo de imediato ao comprá-lo do Porto, de Portugal.

Otamendi jogou 19 partidas e marcou um gol. Mesmo em pouco tempo, o defensor caiu nas graças da torcida atleticana por causa de sua garra, liderança e qualidade técnica.

Pela Argentina, Otamendi foi titular na conquista da Copa do Mundo de 2022, além de participar das edições de 2010 e 2018.

Revelado no Vélez Sarsfield, o veterano de 35 anos atuou por cinco temporadas no Manchester City, da Inglaterra.

  • Otamendi na Argentina: 103 jogos e 4 gols

Paraguai

O também zagueiro Junior Alonso, de 30 anos, defendeu o Atlético de 2020 a 2022.

Ele foi titular na temporada mais vitoriosa do clube, em 2021, com os títulos do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.

Em 132 jogos pelo Galo, Alonso fez dois gols. Hoje, representa o Krasnodar, da Rússia.

No Paraguai, o defensor canhoto jogou duas edições da Copa América, em 2019 e 2021. O país não vai à Copa do Mundo desde 2010.

  • Junior Alonso no Paraguai: 50 jogos e 2 gols

Chile

O lateral-esquerdo Eugenio Mena passou pelo Cruzeiro em 2015. Ele disputou 26 jogos. Nos anos seguintes, foi emprestado a São Paulo, Sport e Bahia. Em 2019, acertou em definitivo com o Racing, da Argentina.

Hoje, aos 35 anos, Mena está na Universidad Católica, do Chile. Pela seleção de seu país, o jogador foi um dos convocados à Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e ganhou a Copa América em 2015 e 2016.

  • Mena no Chile: 72 jogos e 3 gols
Marcelo Moreno e Junior Alonso - (foto: Reprodução/Instagram)
Marcelo Moreno, da Bolívia, fez história no Cruzeiro; Junior Alonso, do Paraguai, é ídolo do Atlético(foto: Reprodução/Instagram)

Bolívia

Marcelo Moreno é o maior artilheiro estrangeiro do Cruzeiro, com 54 gols em 147 jogos. Ele esteve na Toca de 2007 a 2008, em 2014 e em 2020/2021.

Considerando rendimento individual, Moreno se saiu melhor em 2008, quando, aos 20 anos, anotou 15 gols em 19 partidas até ser vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

O boliviano retornou à Raposa em 2014, sendo campeão mineiro e brasileiro. Os números na temporada foram expressivos: 24 gols em 57 jogos.

Em 2020, o atleta não repetiu o desempenho de anos anteriores e amargou más participações na Série B do Brasileiro. Ainda assim, fez juras de amor ao Cruzeiro, a ponto de emprestar R$ 25 milhões para o clube colocar as contas em dia.

Hoje, aos 36 anos, Moreno está no Aucas, do Equador. Ele alimenta o sonho de levar à Bolívia à Copa do Mundo, embora a seleção tenha ficado em penúltimo lugar nas seis últimas edições das Eliminatórias.

  • Marcelo Moreno na Bolívia: 102 jogos e 31 gols

Venezuela

O meia Rómulo Otero, de 30 anos, e o atacante Jefferson Savarino, de 26, criaram identificação com o Atlético.

Otero se destacou principalmente pelos venenosos chutes em cobranças de falta e escanteio, sendo uma arma importante do Galo de 2016 a 2018. O armador marcou 26 gols em 135 jogos pelo clube.

Savarino, por sua vez, integrou a geração vitoriosa que ganhou tudo em 2021. Atleta de velocidade e agilidade, ele balançou a rede 21 vezes em 99 partidas.

Hoje, Otero é companheiro do ex-cruzeirense Marcelo Moreno no Aucas, do Equador, enquanto Savarino joga no Real Salt Lake, dos Estados Unidos.

Apesar das poucas perspectivas da Venezuela, que jamais esteve em uma Copa do Mundo e quase sempre terminou as Eliminatórias em último, Otero e Savarino são nomes frequentes nas convocações.

  • Otero na Venezuela: 48 jogos e 6 gols
  • Savarino na Venezuela: 34 jogos e 2 gols

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026

As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 começam nesta quinta-feira (7/9) e vão até novembro de 2025.

Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela brigam por seis vagas diretas no Mundial sediado em conjunto entre Estados Unidos, México e Canadá.

O sétimo colocado jogará o playoff contra nações de outros continentes. A competição nos países da América do Norte contará com 48 participantes divididos em 12 grupos. Os dois melhores de cada chave avançam à segunda fase.

Compartilhe