TERRORISMO

Atiradores matam torcedores em jogo das Eliminatórias da Euro

Atentado ocorreu nas imediações do estádio Rei Balduíno, onde Bélgica e da Suécia se enfrentavam pelas Eliminatórias da Eurocopa 2024
Foto do autor
Compartilhe

Um ataque a tiros em Bruxelas, na Bélgica, deixou pelo menos dois mortos nesta segunda-feira (16/10). O atentado ocorreu nas imediações do estádio Rei Balduíno, onde as seleções da Bélgica e da Suécia se enfrentavam pelas Eliminatórias da Eurocopa 2024.

De acordo com a imprensa belga, atiradores, provavelmente ligados ao grupo terrorista ISIS (Estado Islâmico do Iraque e do Levante), fizeram diversos disparos de fuzil contras centenas de pessoas que seguiam rumo ao estádio. Pelas primeiras informações oficiais, dois torcedores suecos morreram por arma de fogo.

O jogo pelo Grupo C teve os 45 minutos iniciais. Ainda no primeiro tempo, a segurança retirou as autoridades que estavam nas tribunas. No intervalo, quando a partida estava empatada por 1 a 1, o duelo parou tão logo chegou a notícia sobre o tiroteio.

Nas cadeiras, quase todos os torcedores estavam no celular conversando provavelmente com familiares para dar notícias. Em um primeiro momento, os atiradores conseguiram fugir. Eles estavam escondidos nos arredores do estádio, que foi fechado por segurança com os torcedores dentro dele.

O estádio Rei Balduíno é relativamente próximo às sedes de diversas entidades internacionais baseadas em Bruxelas, como a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Atos dos terroristas indicam retaliação a Israel

O Estado Islâmico teria praticado o atentado como forma de vingança aos ataques de Israel à faixa de Gaza. Há duas semanas, o grupo Hamas, que comanda esse território palestino, promoveu atos terroristas na fronteira de Israel. A ação vitimou mais de mil pessoas, incluindo quatro brasileiros que estavam em uma festa.

O jogo pelo Grupo C em Bruxelas tinha cara de amistoso, já que a Bélgica entrou classificada, e a Suécia, com a vitória da Áustria sobre o Azerbaijão, estava eliminada. Os austríacos garantiram a vaga 2 para a fase final da Euro.

Compartilhe