A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na noite desta terça-feira (31/10) o calendário do futebol brasileiro para 2024, com as prováveis datas para todas as partidas da temporada.
Com isso, a entidade decidiu que o futebol nacional não parará quando o Brasil estiver em campo na Copa América e nos Jogos Olímpicos, ou seja, as equipes podem ficar desfalcadas durante as principais competições da Seleção Brasileira em 2024.
O prejuízo, contando apenas os jogos, ou seja, sem a preparação prévia para Copa América e Olimpíada, pode ser de nove rodadas sem atletas no Brasileirão e os jogos de ida e volta das oitavas de final pela Copa do Brasil – veja todos os jogos abaixo.
Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues definiu como uma “conquista” manter a paralisação do futebol brasileiro durante as datas FIFA no anúncio do calendário, mas essa “conquista” não engloba os torneios, já que as pausas ocorrerão apenas durante os amistosos de março, junho e os confrontos pelas Eliminatórias em setembro, outubro e novembro.
Jogos em que os times brasileiros podem ficar desfalcados pela Seleção Brasileira em 2024
A Copa América ocorrerá entre os dias 20 de junho e 14 de julho. Neste período, a Série A do Campeonato Brasileiro terá seis jogos – 13ª a 18ª rodada. Além disso, os times devem estar desfalcados dos seus jogadores nas três rodadas que antecedem a competição – 10ª a 12ª -, já que os atletas estarão se preparando junto à Seleção.
Já o futebol nos Jogos Olímpicos de Paris será disputado entre os dias 24 de julho e 10 de agosto, período que conta com três rodadas – 21ª a 23ª – do Brasileirão e os jogos de ida e volta das oitavas de final da Copa do Brasil, fora a preparação que antecede que deve contar com um ou dois jogos da Série A.