NEYMAR

Neymar chega a hospital em Belo Horizonte para cirurgia

Neymar rompeu o ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo no jogo do Brasil contra o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa
Foto do autor
Compartilhe

Neymar chegou a Belo Horizonte nesta quarta-feira (1º/11) para passar por cirurgia no joelho esquerdo. Caminhando com o auxílio de muletas, ele desembarcou no Aeroporto da Pampulha à tarde, por volta das 16h30. À noite, já no hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul da capital, o astro da Seleção Brasileira postou foto nos stories do Instagram usando a pulseira do centro de saúde.

O atacante do Al-Hilal da Arábia Saudita será operado na manhã desta quinta-feira (2/11) por Rodrigo Lasmar, médico do Atlético e da Seleção Brasileira. Em março de 2018, o ortopedista já havia feito procedimento no jogador. Na ocasião, foi corrigida uma fratura no quinto metatarso do pé direito, problema que deixou o atleta afastado dos gramados por três meses.

Desta vez, a lesão é mais grave. Neymar rompeu o ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. Ele se machucou no duelo do Brasil com o Uruguai, em 17 de outubro, no estádio Centenário, em Montevidéu, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Carregado no carrinho-maca, o camisa 10 saiu da partida no fim do primeiro tempo.

Embora não tenha sido estipulada uma previsão de recuperação, o tipo de enfermidade demanda de seis a oito meses de tratamento. Assim, Neymar ficaria apto para voltar a jogar futebol em junho de 2024, perto do início da Copa América.

Contratado pelo Al-Hilal em agosto e com remuneração de 320 milhões de euros (R$ 1,7 bilhão) por duas temporadas, o craque ex-Barcelona e Paris Saint-Germain disputou cinco jogos e marcou um gol a serviço do clube saudita.

Neymar postou foto com a pulseira do Mater Dei (crédito: Reprodução)

Cirurgia de Neymar em 2018

Na cirurgia de 2018, Neymar desembarcou em BH na véspera da operação – chegou em seu jatinho, no Aeroporto da Pampulha, ao lado da mãe, Nadine, e da irmã, Rafaella. O craque revelado no Santos também foi acompanhado pelo ex-jogador Maxwell, que era diretor do Paris Saint-Germain e pelo médico Gérar Saillant, escolhido pelo clube francês.

Sob forte esquema de segurança, o atacante ficou em uma suíte vip situada no 16º andar do hospital e passou duas horas no bloco cirúrgico. Do lado de fora do Mater Dei, torcedores levaram cartazes e fizeram até um “evento”, o “Churras do Materney”, organizado na internet. Clubes de motociclistas aproveitaram o momento para fazer um protesto contra o aumento da gasolina.

Pouco mais de 24h após dar entrada no centro cirúrgico, Neymar deixou o hospital. Ele seguiu de helicóptero até o aeroporto da Pampulha, com destino a Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Lá, encontrou-se com familiares, amigos e a então namorada, a atriz Bruna Marquezine.

Três meses depois da cirurgia, em 3 de junho, Neymar celebrou o retorno aos gramados. O atacante atuou no segundo tempo do amistoso da Seleção Brasileira contra a Croácia: abriu o placar da vitória por 2 a 0 com um golaço no estádio Anfield Road, em Liverpool.

Brasil nas Eliminatórias

O Brasil é o terceiro nas Eliminatórias, com sete pontos em quatro rodadas. O time treinado por Fernando Diniz estreou com goleada sobre a Bolívia (5 a 1, com dois gols de Neymar) e venceu o Peru na segunda rodada (1 a 0).

Diante da Venezuela, no terceiro jogo, houve empate surpreendente por 1 a 1. No quarto duelo, em que Neymar sofreu a lesão, a Seleção perdeu por 2 a 0 para o Uruguai.

Classificam-se diretamente para a Copa do Mundo de 2026 os seis primeiros colocados das Eliminatórias Sul-Americanas. O sétimo disputará a repescagem contra seleções dos demais continentes.

*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Arruda

Compartilhe