Estrela do futebol mundial, o atacante Cristiano Ronaldo explora outras áreas além do esporte. Um dos investimentos do atleta é a rede de clínicas de transplante capilar Insparya Medical Clinic, que está sendo investigada pela Agência Tributária da Espanha.
De acordo com o jornal espanhol El Confidencial, a empresa do jogador está sendo investigada por sonegação de imposto entre 2019 e 2021.
Administrada pela esposa de Ronaldo, Georgina Rodríguez, a Insparya defende que alopecia “é uma doença” e que “os serviços médicos de diagnóstico, prevenção, tratamento e cura” estão isentos do imposto, embora as autoridades considerem que estes transplantes têm “fins puramente estéticos”, e deva-se incluir 21% de IVA (imposto sobre o valor agregado).
A investigação foi iniciada em fevereiro de 2022 e concluída em maio deste ano. Agora, foi aberto um processo de audiência para que Insparya pudesse tratar da regularização dos impostos.
A empresa alega que cumpriu “toda a legislação vigente em matéria tributária, trabalhista, sanitária, regulatória e de qualquer outra natureza”.