
A Itália garantiu sua classificação para a Eurocopa de 2024 com um empate contra a Ucrânia nesta segunda-feira. Pela oitava e última rodada das Eliminatórias, na BayArena, em Leverkusen, na Alemanha, os italianos garantiram a segunda colocação do Grupo C com o placar zerado.
A seleção italiana alcançou 14 pontos com o resultado, a mesma pontuação atingida pela Ucrânia. Pelos critérios de desempate, porém, ficou na segunda colocação do grupo, atrás apenas da Inglaterra, que já estava classificada.
A Ucrânia, por sua vez, terminou a fase de grupos na terceira posição e não tem mais chances de conquistar uma vaga direta para a Eurocopa de 2024. Sua próxima oportunidade de se classificar será a partir da repescagem, em que grupos são formados a partir dos desempenhos na Liga das Nações e haverão semis e final.
O jogo
A Itália dominou as ações ofensivas no primeiro tempo. Apesar disso, teve dificuldades para superar o goleiro ucraniano. A Ucrânia ofereceu perigo pela primeira vez, com um chute de Tsygankov de fora da área, que ficou fácil para Donnarumma defender aos 4 minutos.
Aos 13, o goleiro italiano voltou a trabalhar. Após o chute cruzado forte de Sudakov, também de fora da área, Donnarumma se esticou para impedir o tento. A melhor chance da etapa foi pedida pela Itália aos 28. Frattesi foi lançado na cara do gol e tentou bater na saída de Trubin, mas parou na defesa do arqueiro da Ucrânia.
No segundo tempo, a Itália apostou no lado esquerdo para criar oportunidades. Aos 12 minutos, Chiesa arriscou de longe e mandou à direita da trave. Pouco depois, Di Lorenzo cabeceou para fora. Precisando apenas do empate, os visitantes administraram a igualdade no placar até o apito final.
Confira todos os resultados desta segunda-feira pelas Eliminatórias da Euro:
Ucrânia 0 x 0 Itália
Macedônia do Norte 1 x 1 Inglaterra
República Tcheca 3 x 0 Moldávia
Albânia 0 x 0 Ilhas Faroe
Irlanda do Norte 2 x 0 Dinamarca
Eslovênia 2 x 1 Cazaquistão
San Marino 1 x 2 Finlândia