O Baraúnas conquistou o título da Segunda Divisão do Campeonato Potiguar nessa quinta-feira (23/11), após punição da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). Com o título, a equipe também leva a única vaga de acesso para a elite estadual de 2024.
Em campo, o Mossoró EC conquistou o título do campeonato e a vaga para a Primeira Divisão – competição em que havia participado a única vez em 1996. No entanto, o time foi desclassificado por um erro no Estatuto Social do clube, alterado em 2013.
No documento, consta que o clube tem caráter amador e, por isso, estaria inadequado ao regulamento do campeonato, que prevê a disputa ntre equipes profissionais. A diretoria do Mossoró EC acatou a decisão da federação e pediu desculpas aos torcedores pelo erro.
Com a retirada do Mossoró do torneio, a vaga e o título ficaram com o segundo colocado, Baraúnas.
Acesso do Baraúnas e participação histórica na Copa do Brasil
Com a decisão da FNF, o Baraúnas volta à elite estadual depois de seis anos. A última participação da equipe da cidade de Mossoró foi em 2018. Equipe tradicional do estado do Rio Grande do Norte, o Baraúnas tem um título estadual, em 2006.
Na temporada anterior ao título potiguar, o Baraúnas protagonizou uma surpresa histórica na Copa do Brasil de 2005. Depois de eliminar América e Vitória, o tricolor passou pelo Vasco – treinado por Joel Santana e que tinha Romário no elenco – nas oitavas de final. Após empatar a primeira partida no Nogueirão, em Mossoró, o time do Rio Grande do Norte venceu por 3 a 0 em São Januário.
A campanha do time acabou nas quartas de final, ao ser goleado nos dois jogos pelo Cruzeiro. A Raposa fez 7 a 3 no jogo de ida, fora de casa, e aplicou 5 a 0 no Mineirão no jogo da volta.