Goleador na Ásia, o centroavante Yuri Tanque tem passagem pelas categorias de base de Atlético e Cruzeiro. Aos 25 anos, ele foi um dos destaques do Jeju United na temporada recém-encerrada na Coreia do Sul.
Em 37 partidas pelo clube, o brasileiro marcou 11 gols e distribuiu quatro assistências – média de 0,4 participação direta em gol por jogo.
As boas atuações ajudaram a evitar o rebaixamento do time da Ilha de Jeju na K-League 1, Primeira Divisão da Coreia do Sul. Tanque, aliás, foi um dos indicados ao posto de centroavante na seleção de melhores do campeonato, mas ficou de fora.
Yuri Tanque em Atlético e Cruzeiro
Yuri Jonathan Vitor Coelho nasceu em 12 de junho de 1998, em Porangatu, interior de Goiás. Logo cedo, mudou-se com a família para Nova Era, em Minas Gerais, onde viveu boa parte da infância.
Passou pela base do Cruzeiro dos 10 aos 12 anos. No período, viajava diariamente cerca de cinco horas entre idas e voltas entre Nova Era e a Toca da Raposa. Yuri conta que deixou o clube porque a diretoria precisava que o atleta se mudasse para BH – o que, segundo ele, não era possível.
Depois, Yuri passou pelas categorias de base do Atlético. A trajetória no clube alvinegro foi entre as categorias sub-15 e sub-17. Ele chegou a completar treinos do time principal em 2013, em elenco que tinha estrelas como Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli, Bernard e Jô.
Carreira de Yuri Tanque
Como profissional, Tanque coleciona passagem por clubes como Ponte Preta, Coimbra, Ganiare Tottori (Japão), Ferroviária, Leixões (Portugal), Capivariano, Guarani e, finalmente, Jeju United.