Atlético e Cruzeiro viveram uma temporada com perspectivas, cobranças e desempenhos bem distintos. Nesse contexto, qual dos times rivais foi mais buscado no Google em 2023?
A multinacional divulgou nessa segunda-feira (11/12) o tradicional ranking anual dos assuntos que mais bombaram nas pesquisas. E os clubes de futebol estavam entre os temas de destaque.
Al Hilal, Al Nassr e Manchester City ocupam, nesta ordem, o top 3 de buscas no Brasil. Apenas dois times nacionais aparecem na lista: Vitória (sexto lugar) e Fluminense (nono).
Atlético ou Cruzeiro: qual time mais buscado no Google?
O ranking divulgado pelo Google não aponta exatamente as equipes mais pesquisadas, mas sim aquelas com maior crescimento nas buscas em relação a 2022.
Nesta reportagem, o No Ataque se inspira na lista original para fazer uma análise um pouco diferente. Aqui, o critério não é comparar com 2022, mas entender qual time efetivamente foi mais buscado em 2023.
Então, afinal de contas, qual dos rivais mineiros mais bombou no Google neste ano: Atlético ou Cruzeiro?
Para encontrar a resposta, recorremos ao Google Trends, ferramenta que disponibiliza dados sobre o interesse das pessoas em cada assunto.
No mundo
Como mostra o gráfico acima, o Atlético foi mais buscado no Google mundial do que o Cruzeiro em 2023. O índice de interesse no clube alvinegro foi de 40 pontos, enquanto no celeste foi de 34. Os resultados levam em consideração o período entre 1º de janeiro e 11 de dezembro.
O pico de buscas sobre o Atlético (100 pontos) foi entre 28 de maio e 3 de junho. No período, o Galo empatou com o Palmeiras por 1 a 1 pelo Brasileiro, perdeu para o Corinthians por 2 a 0 pela Copa do Brasil (foi eliminado) e derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, novamente pela competição nacional.
Já o pico de pesquisas sobre o Cruzeiro (87 pontos) foi entre 26 de novembro e 2 de dezembro. Nesse período, o time venceu o Goiás (1 a 0), empatou com o Athletico-PR (1 a 1) e encaminhou a permanência na Série A.
No Brasil
No Brasil, os resultados são parecidos. O Atlético foi mais buscado entre 1º de janeiro e 11 de dezembro. O clube alvinegro teve 40 pontos em média, contra 35 do Cruzeiro.
Os picos de buscas no Brasil coincidem com os do mundo. O do Atlético foi entre 28 de maio e 3 de junho (100 pontos), enquanto o do Cruzeiro ocorreu de 26 de novembro a 2 de dezembro (89 pontos).
Google explica os cálculos
O Google Trends explica as pontuações que aparecem nos gráficos da seguinte forma:
“Os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período. Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo”.
Google Trends