O Atlético Ribeirense, clube gaúcho de futebol de sete, se desvinculou do jornalista e influenciador digital Farid Germano, acusado de racismo em provocação ao Internacional.
Farid, que é torcedor do Grêmio, tinha acordo contratual para divulgar a equipe do município de Barra do Ribeiro nas redes sociais.
“O Clube Atlético Ribeirense informa que não compactua com as atitudes do apresentador Farid Germano. Com isso, todas as atividades planejadas e quaisquer possibilidade de que o apresentador represente o clube foram canceladas”, diz o início da nota oficial do Atlético Ribeirense
“Informamos, por aviso prévio, que todos eventos que iriam incluir o apresentador sofrerão mudanças, e não contarão mais com o mesmo. O apresentador seria um dos influencers do clube para 2024, mas, por decisão da diretoria, os laços estão cortados”, complementou.
Entenda o caso
No programa Donos da Bola-RS, da Bandeirantes, nessa quinta-feira (14/12), Farid imitou a icônica comemoração feita pelo então goleiro do Mazembe, Muteba Kitiaba, após a eliminação do Internacional no Mundial de Clubes da Fifa de 2010. Na data da provocação, a queda do Inter na semifinal do Mundial completava 12 anos.
Enquanto performava a comemoração do ex-jogador africano, o jornalista emitiu sons parecidos com os de um macaco. Por isso, torcedores de Inter, Grêmio e outros clubes apontaram que ele cometeu ato racista.
A edição dessa quinta do Donos da Bola foi excluída da lista de episódios do programa no Youtube.
A emissora lamentou a atitude e afastou Farid das atividades. O jornalista ainda não se pronunciou sobre o caso.